Numa ação inédita, os agentes do Corpo de Bombeiros do batalhão de Iguatu salvaram uma cadela que estava com um osso preso no focinho. Foi o dono do animal quem pediu socorro à corporação por telefone. Os bombeiros levaram cerca de 15 minutos para livrar o animal do osso, operação que envolveu pelo menos oito homens, inclusive o comandante, tenente-coronel Nijair Araújo Pinto.
Nijair classificou como “ocorrência inusitada”, mas com desfecho feliz, uma vez que a cadela ‘Pretinha’ teve o osso extraído sem sofrer nenhum dano. “Até hoje, nunca um fato desta natureza havia sido registrado aqui no quartel do Corpo de Bombeiros de Iguatu, mas felizmente obtivemos êxito e a cadelinha foi para casa sem a obstrução”, disse o comandante.
De acordo com o tenente-coronel, foi o dono da cadela, um homem identificado por Gardo Melo, que ligou para a corporação e relatou que o animal havia se enroscado com o osso enquanto comia no jantar. Isso teria ocorrido por volta das 17h, na residência da família dona da cadela. Gardo enviou uma foto da cadela com o osso preso na boca pedindo orientação de como fazer a remoção, mas foi orientado pelos bombeiros para levar o animal até a sede do destacamento, porque somente lá, usando os instrumentos operacionais, seria possível solucionar o caso.
Operação
Os bombeiros utilizaram a mesma ferramenta usada para remover objetos que ficam presos aos dedos das mãos ou pés (anéis, alianças e outros acessórios), uma mini retífica, aparelho que lembra um ‘barbeador elétrico’ equipado com um pequeno disco na ponta capaz de cortar metais e outros objetos resistentes.
Pretinha precisou ser imobilizada para a operação. Os bombeiros cortaram uma garrafa pet e colocaram os pedaços na região da mandíbula da cadela criando um espaço entre o osso e a pele, para permitir o corte com a mini retífica.
Segundo o tenente-coronel Nijair, a maior dificuldade foi o estado emocional do animal. “Ela estava muito nervosa, parecia assustada com tudo aquilo e se movimentava muito, isso dificultava, porque os bombeiros precisavam usar o equipamento para cortar e remover o osso preso na parte interior da boca dela”, descreveu.
O dono do animal ficou perto o tempo inteiro para tranquilizar o bicho. Após a remoção bombeiros, animal e proprietário posaram felizes para foto.
0 comentários