Brigadeiro e churrasco, pão de alho e chocolate

Pequenos negócios x Pandemia

26/12/2020

Para dialogar com o caro leitor, pelos anais da gastronomia, nesta edição o A Praça traça linha por dois caminhos: doce e sal, sobremesa e pão de alho, tempero e cerveja artesanal, chocolate e molho de ervas. O foco do caderno ‘Pequenos Negócios x Pandemia’ está nos doces ‘brigadeirices’ da Lívia, com seu vasto cardápio de sobremesas, e nas carnes especializadas para churrasco, do Harlington Souza, com o sucesso do pão de alho poró e as linguiças ‘Premmium’, nos sabores pernil de cordeiro e costela Angus, campeãs de preferência e venda.

Os protagonistas do tema desta semana, sendo pessoas diferentes e anônimas, fizeram escolhas para montarem seus negócios, com foco em suas áreas de conhecimento e habilidades. Cada um com suas peculiaridades, mas com um senso comum: oferecer a seus públicos pratos e sabores deleitados em receitas exclusivas de carne na brasa e doce no pote.

Harlington Souza, 33, um brasiliense casado com uma iguatuense, enveredou por um caminho que é sua paixão desde a infância: churrasco e seus truques. O tipo de carne, a origem do animal, a especialidade no corte da peça, tipo de molho, o teor de sal e tempo de brasa. Segredos que um bom churrasqueiro guarda. Degustar uma boa carne no ponto é conhecer a arte de quem sabe lidar com o preparo. Especialidade de Harlington.

Lívia, que sempre amou lidar com doces e sobremesas, mas nunca havia dominado o cardápio como agora, depois que os brigadeiros e sobremesas viraram negócio e fonte de renda para ela e sua família, sua vida começa a ganhar contornos de uma reviravolta. Quanto mais ela se aprofunda, mais quer aprender. E vai ganhando experiência e acumulando conhecimentos mergulhada no universo dos chocolates, brigadeiros, misturas, geleias e receitas as mais diferentes.

Qual a relação dos empreendimentos, dos protagonistas de hoje, com a pandemia? Toda. Mesmo que indiretamente, suas histórias se fundem. O experto em churrascos Harlington veio para Iguatu, porque sua esposa Gerline precisou retornar para perto da família. Lívia, servidora pública municipal de carreira, se viu numa encruzilhada, quando percebeu que poderia ser o salário dela a única renda para cobrir os gastos da casa. Harlington e Gerline montaram a ‘Emporium Prime’, loja especialista em produtos para churrascos, na Avenida Perimetral. Lívia e o esposo Jayme montaram a ‘Brigadeirices’, pequeno negócio voltado para a produção de doces e sobremesas, na Avenida 01, no bairro Novo Altiplano. Negócios antagônicos, pratos que reúnem sabores da entrada ao final, sonhos iguais e comuns; se firmar no mercado, conquistar e fidelizar seus públicos consumidores.

Brigadeirices

‘Brigadeirices’ é o nome do pequeno negócio idealizado e lançado pela empreendedora Lívia Rayanne Farias da Silva Araújo, 30. Ela produz brigadeiros, geleias, cremes, mousses e todo tipo de sobremesas. ‘Copo da Felicidade’ e ‘Tortinhas Geladas são os produtos top dela. Brigadeiros no pote cobertos com creme, mousses, farofinha de biscoitos, geleias, chocolate picado. Tudo feito artesanalmente a mão, inclusive as geleias, na cozinha de casa, no endereço da família, Avenida 01, nº 18, bairro Novo Altiplano.

A ideia do nome do negócio ‘Brigadeirices’ veio da irmã de Lívia, Laíze, e remete à mania de comer doce brigadeiro, a pura felicidade associada ao prazer que os doces podem proporcionar. Tem a ver também com a diversidade de produtos que o menu oferece.

O pequeno negócio lançado em agosto já exerce forte influência no disputado mercado de doces e sobremesas. Tem clientela fidelizada e registrou crescimento nas encomendas por causa do período de Natal e Ano Novo. Lívia está feliz e realizada. Trabalha muito, mas vê compensação nos resultados. Por enquanto trabalha sozinha na produção e o esposo Jayme de Araújo Lavor da Silva, 37, é seu assistente para fazer as entregas dos pedidos que chegam pelas redes sociais Instagram e WhatsApp. “Oferecer o serviço de entrega na casa do cliente fez crescer as encomendas”, observa Lívia.

Para um empreendimento que ainda está engatinhando os resultados obtidos com as vendas e a repercussão no meio da clientela são animadores. De olho na melhoria da qualidade dos produtos que oferece, Lívia criou um serviço de atenção aos clientes no pós-consumo. É corriqueiro ela abordar os clientes para ouvir opiniões sobre os produtos. Com isso, espera poder aprimorar, incrementar sabores, criar novas receitas e avançar na qualidade dos produtos.

A relação de Lívia com os doces e sobremesas não é de agora. Ela já fazia experimentos para as festinhas de aniversários dos filhos e os encontros de familiares. Suas cobaias sempre foi o pessoal de casa, esposo, filhos e suas amigas, mas com alto conceito de aprovação. Antes dos doces ela já foi sócia de outro empreendimento com dindins gourmet, mas abdicou do negócio. Agora, com o projeto ‘Brigadeirice’ é diferente porque é um negócio próprio e tudo gira em torno daquilo que a empreendedora planeja e realiza.

No período da pandemia, com um pouco mais de tempo para ficar em casa, Lívia pôde se dedicar mais a pesquisar e estudar o tema, até que veio a ideia de montar o empreendimento. “Durante a pandemia, procurava sempre ocupar minha mente com assuntos do meu interesse e um deles sempre foi a parte de doces, e com a chuva de lives, de cursos grátis e muito conteúdo que grandes nomes do mundo dos doces disponibilizaram foi a oportunidade para mim”, ressaltou.

Lívia lembrou que a criação do seu empreendimento ocorreu num momento crucial, quando ela sentiu que seu esposo que trabalha como autônomo ficaria sem trabalho. “Só minha renda como servidora pública seria insuficiente para cobrir todos os gastos de casa”, afirmou.

Em pouco tempo com o empreendimento funcionando, Lívia já começou a perceber os resultados. Hoje, segundo ela, a venda dos produtos é responsável por 60% da renda da família. “Há situações em que percebemos que o que entra do negócio, como lucro, às vezes supera o valor do salário que meu esposo ganhava”.

Lívia afirmou que encara o empreendimento não só como uma fonte extra de renda, mas também como um projeto que lhe proporciona ocupação, crescimento pessoal, profissional e ajuda até a mudar conceitos e sua forma de pensar e enxergar o mundo. Ela lembrou que para empreender sempre foi buscar inspiração em seus pais Marlúcia e Hagadeon, que têm uma linda história de superação e crescimento. Segundo ela, há vinte anos, seus pais desempregados e com dois filhos para sustentar, com os parcos recursos que tinham, abriram um pequeno empreendimento, primeiro uma loja de material de construção e mais tarde um mercantil. E superando todas as adversidades e dificuldades daquela época mostraram que é possível se reinventar e mudar a realidade à sua volta, bastando para isso querer inovar, fazer diferente, ser ousado e trabalhar sempre com foco no crescimento e desenvolvimento.

Assim, enxergando o negócio pelo viés do crescimento, Lívia está focada no futuro. Ela quer empreender mais, sair da informalidade e transformar o pequeno negócio numa empresa com marca registrada, buscando novas oportunidades de negócios, sendo reconhecida pelos méritos como mulher empreendedora, de larga visão no segmento de doces, sobremesas e outros produtos que agradam o paladar e vão de encontro ao que o consumidor deseja.

Em termos de sabores, no quesito ‘sobremesa’ é preciso concordar com a protagonista Lívia, de que seus doces aguçam o paladar, a imaginação e dão inspiração. E o mais tentador é a variação de ingredientes, envolvendo os cremes de Ninho, fruta cozida, frutas vermelhas, chocolate ao leite, chocolate branco e as geleias caseiras. Não é por acaso que esses produtos ocupam o topo dos mais procurados pelos consumidores: a produção do caderno pediu três tipos de sobremesa para provocar o paladar dos leitores e a Lívia caprichou:

  1. Delícia de abacaxi: Brigadeiro Branco, abacaxi cozido, creme, quatro leites e creme de Ninho. Sabe aquela sobremesa afetiva? Que faz você lembrar os almoços de domingo em família? Pois é, ela faz isso.
  2. Copo de Ninho: com Brigadeiro, leva apenas três ingredientes, mas que juntos formam uma explosão de sabor. Creme de Ninho aerado e doce na medida certa, um browne crocante e molhadinho e finalizando tudo, uma camada de Brigadeiro meio amargo, intenso e cremoso.
  3. Copo Ninho Duplo com Morangos: esse é para quem gosta do azedinho do morango, pois ele leva em sua composição o creme de Ninho, Brigadeiro de Ninho, Geleia caseira de morango e morangos picados. Além de raspas de chocolate branco para acentuar mais ainda o sabor.

 

Serviço
Brigadeirices
Avenida 01, número 18, Novo Altiplano
Instagram: @brigadeirices_iguatu
WhatsApp: (88) 98806-7569.

 

 

Emporium Prime, churrascos

A Emporium Prime, loja especialista em produtos para churrascos e cervejas especiais, é um dos mais recentes empreendimentos instalados na cidade. É a primeira loja exclusiva dessa linha de produtos que chega com um leque de opções em carnes, linguiças e temperos, de um segmento que é paixão nacional, o churrasco. A loja que funciona na Av. Perimetral, próximo ao cruzamento com a Avenida Sabino Antunes (no semáforo novo) tem o kit completo para o churrasco; envolve desde as carnes nobres, o carvão, facas, tábuas especiais, sais temperados, ervas, pão de alho e as cervejas artesanais.

Uma ideia inovadora que vem de um brasiliense, com raízes em Iguatu, Harlington Souza, 33. O empreendimento foi inaugurado há três meses e já desponta na preferência do público consumidor, especialmente os apreciadores do churrasco. Harlington é casado com a iguatuense Gerline Carvalho, 34. O casal estava morando em Fortaleza, mas Gerline resolveu retornar para ficar mais perto da família. Apesar de ter nascido em Brasília, Harlington tem familiares em Iguatu (seus avós e tios). Graduado em Nutrição, recentemente perdeu o emprego devido à pandemia. Em Iguatu, ele enxergou a oportunidade do empreendimento. Apaixonado por churrascos, Harlington disse que foi percebendo a carência do mercado em oferecer esses produtos que resolveu montar a ‘Emporium Prime’, cujo significado do nome quer dizer: ‘emporium’ trabalhar com uma gama de produtos bem variados, não só carnes, mas utensílios, carvão, facas, tábuas para cortar carne, temperos, cervejas, pescados, e ‘prime’ que remete a algo diferenciado, único, um status superior, no universo que envolve um produto e seus variantes, carnes nobre e seus pratos, em particular o churrasco.

A Emporium Prime é um negócio administrado por Harlington e a esposa Gerline. O trabalho é dividido, ele cuida de sua especialidade, o atendimento direto aos clientes e Gerline se encarrega da relação com a clientela, só que através das mídias sociais. A loja funciona com a divulgação dos produtos nas redes sociais, principalmente pelo Instagram @emporiumprimechurrascos. O aplicativo do WhatsApp é outro canal pelo qual os consumidores podem interagir sobre os produtos e serviços. (85) 9.9956-5505.

O prazer de saborear uma boa carne preparada na brasa, que acabou virando um negócio, Harlington carrega desde a infância. Sempre foi um costume dos pais Jailson e Rose preparar um bom churrasco em fins de semana para a família. Harlington não só aprendeu a degustar, como também os segredos da milenar cozinha que envolve o preparo e assaduras das carnes, peixes, linguiças e aves. O churrasco não é só carne, sal e brasa. Envolve vários elementos como os molhos, ervas, o tipo de carne, a textura e teor de gordura, maturação da peça e até o tipo de corte.

As técnicas básicas de preparo de um bom churrasco se transformam em dicas que são transmitidas do bom churrasqueiro para os clientes. Harlington tem prazer em alimentar o cliente com as informações essenciais para que ele, ao sair da loja levando os produtos possa alcançar um bom prato, na aventura de fazer seu próprio churrasco em casa.

Harlington garante que o empreendimento chega a Iguatu para atender de forma especializada os amantes de um bom churrasco, oferecendo as novidades em carnes nobres, como Prime Rib (uma ripa ‘osso’ da costela bovina, composta pela costela e o ancho), T-bone (corte que tem um osso em forma de ‘T’ composto por contrafilé e filé mignon), que antes você só via em televisão e se quisesse comprar teria que ir a Fortaleza ou Juazeiro.

O empreendedor apresenta a loja como lugar onde é possível o consumidor encontrar tudo que vai precisar para o seu churrasco, desde as churrasqueiras, o carvão, grelhas, espetos, acendedores, facas, tábuas, uma linha completa de sais, temperos e molhos. Destaque para os pães de alho, farofas prontas, linguiças premmium, linguiças caseiras, cortes suínos, cortes bovinos, e as cervejas premium’ e artesanais. “Estamos sempre buscando novidades da área para apresentar para os nossos clientes, e um grande diferencial da nossa loja com certeza é o atendimento, procuro atender a todas as pessoas que entram na loja de forma individual, tiro as dúvidas na medida do meu conhecimento, dou dicas de como assar tipos de cortes, como cortar, qual sal usar, tempo de brasa, são esses detalhes que fazem uma grande diferença no churrasco”, afirmou.

Harlington lembrou que outro diferencial de seu negócio é a grande variedade de produtos, que são exclusividade da loja, importados de outros estados, com elevado nível de qualidade, como as linguiças ‘Premmium’ nos sabores (pernil de cordeiro) e costela Angus (raça bovina, a segunda melhor raça de boi para churrasco, ficando atrás somente da Wagyu que é japonesa). Angus é melhor que a Nelore, por ser mais macia e ter maior concentração de gordura. Com essas características, essas linguiças são campeãs de venda.

Se o caro leitor achar que já leu muito sobre carnes e churrasco, faltou explicar sobre os cortes tradicionais do ‘bife de chorizo’ (o corte mais popularmente conhecido como contrafilé) e as tradicionais picanha, fralda e cupim, carnes essas com elevado grau de maciez, oriundas de gado bovino Angus, indicada para o churrasco, tanto pela maciez, como também pelo grau de marmoreio (maior concentração de gordura entranhada na peça).

Ao se reportar sobre o sucesso das carnes especiais para o churrasco, Harlington trouxe também à mesa “nossos pães de alho no sabor alho poró”, segundo ele, produto que é sucesso absoluto de consumo e não pode faltar no churrasco.

 

Serviço
Emporium Prime
Av. Perimetral
Instagram: @emporiumprimechurrascos
WhatsApp: (85) 9.9956-5505

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