Buraqueira dificulta acesso pela parede do açude Trussu

11/06/2022

Moradores de localidades rurais na região do Distrito de Suassurana e condutores de veículos que circulam pela estrada que passa por cima da parede do açude Dr. Carlos Roberto Costa, o Trussu, continuam enfrentando transtornos e denunciam a falta de manutenção na parede do principal reservatório que abastece Iguatu. O período da quadra chuvosa e as precipitações caídas recentemente por um lado ajudam a aumentar o porte do reservatório, mas evidenciam problemas recorrentes, isso porque não há pavimentação em cima da parede, o que contribui para o surgimento de pontos de alagamentos e atoleiros, o que fica praticamente intransitável.

“Há cerca de três anos fizeram o reparo na parede. Tiraram os buracos, limparam a mata, as canaletas de escoamento de água, mas por não ter asfalto, a situação aparece todo ano. Cada vez pior, porque deixam a situação se agravar”, reclamou José Pereira dos Reis, presidente da Associação de Moradores do Sítio Volta, que fica às margens da parede principal do açude, enumerando as dificuldades enfrentadas por quem precisa trafegar pela local.

De acordo com moradores, o acesso a muitas localidades rurais que têm como rota a parede fica bem mais complicado. Além do acesso a balneários e chácaras. “É arriscado de todo jeito. Quem não sabe que tem um desvio que foi feito na parte de baixo, uma luta do Rogério Costa, se arrisca indo por cima mesmo. Um dia desses um padre ficou com carro atolado quando estava indo celebrar uma missa. Fora isso, a gente vê a peleja do pessoal em passar até mesmo de moto por aqui, correndo o risco de um acidente. O que a gente quer é uma solução para que acabe de vez com essa situação, um asfalto, seria muito bom. Um pedaço curto, um ponto turístico da nossa cidade, mas que não é valorizado”, lamentou Pereira.

A estrada que passa por cima da parede dá acesso ao sangradouro do açude e outros sítios. Tanto a parede principal, quanto a auxiliar necessitam de reparos. “Seria bom que ajeitasse logo e de vez, porque entra inverno, acaba inverno e a gente todo ano nessa mesma peleja. É até perigoso ficar assim”, disse o agricultor Manuel Veras, apontando que além do reparo dos buracos, outra necessidade é o serviço de roço na parede do açude.

DNOCS

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, através de nota, informou que realizou obras de recuperação na Barragem Trussu. A obra foi concluída em agosto de 2020. Os principais serviços executados foram: recuperação do enrocamento dos taludes de montante e jusante, desmatamento e limpeza dos taludes, recuperação do revestimento primário do coroamento da Barragem, limpeza e desmatamento do sangradouro e recuperação dos equipamentos hidromecânicos. A respeito de novos possíveis reparos, o DNOCS informa que existem equipes em campo para avaliar a atual situação e, caso necessite, haverá novas intervenções para cada vez melhor atender toda a população.

 

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *