Se não fosse pelo esforço, dedicação e solidariedade do motorista, do diretor da escola Pedro Jorge Mota, de Catarina, talvez a história de vida do estudante José Rauan Domingues da Cruz, 18, tivesse sido mudada. Por um fio ele não perdeu o primeiro dia de provas do Enem.
Naquele domingo, 13 de novembro, data da primeira prova do Enem, poderia ter sido um dia de provas normal para o estudante, se ele não tivesse esquecido o RG, a carteira de identidade, em casa, documento, sem o qual, o estudante não consegue ter acesso ao local da prova. Quando procurou o documento já no local da prova e não encontrou, o estudante se desesperou, mas contou com o apoio e a solidariedade dos colegas.
56 km
Diante do impasse entrou em cena a agilidade do diretor da escola de tempo integral Pedro Jorge Mota, de Catarina, Ari Cosmo, que acionou o motorista Antônio Cledeildo Nascimento de Sousa para ir buscar o documento. O motorista partiu em direção ao bairro Lagoinha, na cidade de Catarina, endereço do estudante, a 56 quilômetros de distância. Quando ele retornou e conseguiu chegar até a escola Alfredo Nunes de Melo, local da prova, em Acopiara, faltava menos de 1 minuto para encerrar o horário de entrada, exatamente às 12h59. Enquanto o documento não chegava, o clima era de tensão e apreensão, todos receosos de que o RG não chegasse a tempo.
Quando o veículo se aproximou da escola, o motorista foi ovacionado. Um vídeo que registrou o momento em que o diretor Ari entregou o documento na escola revela a alegria e felicidade de todos, que naquele momento era só torcida por José Rauan. Afinal foram meses de estudo e dedicação visando a tão aguardada data da prova. “Fizemos de tudo para que ele não perdesse a prova. Ele é aluno do 3º ano do Ensino Médio. É cadeirante. Muito inteligente. Tem muita força de vontade”, afirmou Ari.
Advogado
Oriundo de família humilde, José Rauan Domingues sonha em ser advogado. Mora com os pais e os irmãos num bairro simples da cidade de Catarina. Ele integrava o grupo de 70 estudantes levados da Escola Pedro Jorge Mota para fazer a prova do Enem em Acopiara. Rauan não podia perder o primeiro dia de prova do Enem em hipótese alguma, pois aquela prova pode ser o passaporte que ele vai precisar para chegar à universidade. Amanhã será o 2º de provas. Certamente, ele vai tomar todas as medidas para evitar o sufoco vivido no domingo.
0 comentários