Foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira (26), na Câmara Municipal de Iguatu (CMI), uma série de três projetos de autoria do poder executivo que autoriza a contratação temporária de profissionais, através de Processo Seletivo Simplificado, destinado ao atendimento emergencial de necessidade temporária e de excepcional interesse público, na Rede Municipal de Ensino.
Cerca de 88 vagas de diretores e coordenadores pedagógicos serão preenchidas através de Processo Seletivo Simplificado, considerando titulação, comprovação de residência em Iguatu, experiência, currículo, com critério de pontuação, prazos a serem estabelecidos em edital a ser publicado no Diário Oficial, pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e pela Secretaria Municipal de Administração.
Um convênio no valor de R$ 59 mil também foi aprovado por meio de projeto de lei com Comissão Executiva do Vestibular – CEV órgão vinculado à Reitoria da URCA. A instituição será responsável pela elaboração do edital e aplicação do processo seletivo. A expectativa é que o documento seja publicado no início de 2022. “Esses projetos consolidam a democratização do ensino público municipal. O prefeito tirou dele a autonomia de escolha. Agora a gestão oportuniza o ingresso com critérios técnicos e com experiência docente aos bancos do magistério. Vamos valorizar os profissionais que se prepararam. Teremos nas escolas a partir de janeiro agentes que nossa educação merece”, afirmou Marluce Torquato, secretária de Educação.
No texto aprovado foi inserida uma emenda, aprovada em plenário, que deixa aberta a possibilidade de escolha para cada dois anos. Somente poderão ser contratados profissionais efetivos ou comissionados que preencham os mesmos requisitos e nível de instrução exigido aos servidores do quadro permanente e/ou edital específico.
As pautas tramitaram em regime de urgência. Passando por duas votações as matérias tiveram ainda os pareceres das comissões parlamentares ainda no plenário.
0 comentários