Voltados para o fortalecimento da cultura local e a segurança pública, a Câmara Municipal de Iguatu (CMI), votou na última terça-feira, 1, dois projetos de lei.
De autoria do vereador Diego Felipe (AVANTE), foi votada a inclusão dos Festejos Centenários de São João da comunidade de Suassurana no calendário cultural oficial do município. O parlamentar destacou a relevância da festividade para a comunidade, ressaltando que o evento é um marco histórico que contribui para a preservação das tradições culturais da região. “É essencial que Iguatu reconheça e valorize suas origens, e o São João de Suassurana é um exemplo claro dessa riqueza cultural”, afirmou Diego Felipe.
De autoria do vereador Ronald Bezerra (União Brasil), foi apresentado projeto indicativo sugerindo a transformação da Guarda Civil Municipal em Polícia Municipal. O vereador explicou que a proposta visa atender a uma resolução em nível nacional, que tem como objetivo dar mais autonomia, ostensividade e independência aos guardas municipais.
Ronald Bezerra também ressaltou que a Procuradoria da Câmara orientou que o projeto fosse apresentado como um indicativo, cabendo agora ao prefeito decidir se sanciona ou não a proposta. “Esse movimento é parte de um esforço nacional para fortalecer a segurança nos municípios e garantir maior efetividade nas ações dos profissionais que atuam na linha de frente da segurança pública”, afirmou Bezerra.
Saiba mais
O prefeito de Iguatu, em outras ocasiões, já havia sinalizado seu interesse em equipar a Guarda Municipal, com a inclusão de armamento e a oferta de mais capacitação para os agentes.
0 comentários