Câmara aprova projetos de incentivo a profissionais de saúde

06/06/2020

Quatro projetos foram aprovados na Câmara Municipal de Iguatu (CMI) em sessão remota na terça-feira, 02. Desde que o decreto de isolamento social está em vigor, os parlamentares se reúnem de maneira on-line, cada um em sua respectiva residência, com exceção de parte da mesa diretora.

O prefeito Ednaldo Lavor (PSD) enviou dois projetos de criação de incentivo temporário e financeiro destinado aos profissionais da saúde de Iguatu que contemplam os quadros do Hospital Regional de Iguatu (HRI) e de serviços assistenciais. O estímulo financeiro é voltado aos profissionais efetivos que estão na linha de frente do enfrentamento e combate do novo coronavírus. “São incentivos que preveem um incremento mensal de mais de R$ 300 mil mensalmente, que contemplam da recepcionista aos médicos. Isso é uma soma de uma série de investimentos no propósito de amparar esses ‘heróis’ da saúde”, discursou o vereador líder do prefeito no legislativo, Bandeira Jr. (PSD).

No HRI, 19 categorias serão contempladas. Os valores do incentivo foram calculados e estimados de acordo com a exposição e risco às atividades assistenciais de enfrentamento, prevenção e combate à Covid-19. Na assistência em saúde, serão 40 classes.

Polêmica

As discussões ficaram pela não votação da emenda ao projeto que previa retroagir o incentivo para o mês de abril. O texto foi votado retroagido para o mês de maio. O anexo ao texto foi apresentado pelo vereador Mário Rodrigues (PDT) que mostrou seu descontentamento pela não votação de sua sugestão. “Tenho 20 anos de parlamento e nunca vi uma emenda deixar de ser votada na casa. Estão plantando um regime ditatorial”, declarou. A mesa diretora afirma que a decisão é respaldada pela assessoria jurídica do parlamento que reconhece as emendas que oneram o município partindo do legislativo como inconstitucionais.

Outros

Entre os projetos aprovados esteve o de ordem indicativa de autoria do vereador Pedro Lavor que permite a comunidade rural do sítio Cipó a usufruir por meio de sua associação das instalações do antigo grupo escolar.

Homenagem

Outra pauta que obteve aprovação unânime foi a mensagem do executivo que denomina a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o Setor de Isolamento da UTI do Hospital Regional com os nomes da Dra. Lúcia de Fátima Dantas de Abrantes, e do Dr. Carlos Ronald Correia, respectivamente. Ambos os profissionais médicos foram vítimas da Covid-19.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *