Câmara aprova título de cidadão iguatuense ao presidente Bolsonaro

05/05/2021

A Câmara Municipal de Iguatu (CMI) aprovou, nesta terça-feira (04), Projeto de Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadão ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido). A deliberação ocorreu durante sessão remota que atendeu medidas sanitárias para conter o avanço da COVID-19.

Proponente da matéria, o vereador Rubenildo Cadeira (PRB), parlamentar com base ligada à comunidade evangélica, justificou entre as razões para a concessão do título a transferência de recursos para estados e municípios, investimentos em leitos de UTIs, e destinação de moradias populares.

Polêmica
As concessões de título de cidadão ao longo de sua história nunca esteve sob alvo de polêmicas no legislativo local. Sendo votado em muitas das vezes por unanimidade, até mesmo quando o agraciado é eventualmente um adversário político da bancada que possui maioria. Os projetos servem como homenagens a apoiadores dos próprios vereadores que adotam a política do ‘bom convívio’ nesse tipo de discussão.

Mas em tempos de acirramento ideológico-partidário, a pauta ganhou debate acalorado nas redes sociais, que transmitiram a sessão ao vivo. Os vereadores discutiram a pauta, que tramitava há uma semana, por quase 40 minutos.

O título ao presidente Bolsonaro passou por maioria absoluta presente e teve a abstenção de cinco vereadores: Sávio Sobreira (PDT), João Torres (PP), Eudsvan Silva (PSD), Lindovan Oliveira (PSB) e Marciano Macedo (SD); e o voto favorável de nove parlamentares: Rubenildo Cadeira (PRB), Diego Felipe (PRB), Pedro Lavor (PSD), Zilfran Ferreira (PSD), Alisson Barreto (PSD), Bandeira Jr (PSD), Louro da Barra (SD), Pedro Uchoa (PSB) e João Lázaro (PSB).

Revogação
Movimentos da frente esquerda da cidade coletam assinaturas por meio de abaixo-assinado on-line no intuito de protocolar a revogação do projeto. É reforçado como contraponto para não outorgar ao presidente a política de condução da pandemia.

Os vereadores Alysson Barreto e Bandeira Jr. usaram as redes sociais para comunicar que vão protocolar junto a mesa diretora da Câmara o pedido para revogação do voto a favor da matéria.

Em tempo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje símbolo opositor do atual governo, já recebeu da própria casa a mesma homenagem por unanimidade. Na legislatura da concessão compunha os quadros do parlamento de 2017 o vereador Rubenildo que naquele ano votou favorável à matéria.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *