Câmara de Iguatu aprova R$ 30 mil para artistas afetados pela pandemia

16/05/2020

A Câmara Municipal de Iguatu (CMI) aprovou dois projetos de lei de enfrentamento ao Covid-19. Os parlamentares se reuniram virtualmente na terça-feira, 12, e quinta-feira, 14, em mais uma série de sessões remotas. Os 16 vereadores participaram de suas respectivas residências. Somente a mesa diretora por meio da presidenta Eliane Braz (PSD) e poucos servidores da casa legislativa se fizeram presente na sede do parlamento.

Entre as mensagens aprovadas do prefeito Ednaldo Lavor (PSD) esteve a que aborda o incentivo de R$ 30 mil à classe artística. O projeto visa beneficiar a classe artística afetada com paralisação de suas ativadas em função do coronavírus. O texto da mensagem não define o período de tempo em que o benefício terá validade assim como o seguimento de artistas e o valor repassado para cada um.

O programa incentiva a continuidade de manifestações culturais on-line que promovam o isolamento social deve remunerar artistas que se enquadram na faixa etária acima de 18 anos e ser natural ou residir em Iguatu há 1 ano. “Um seguimento que deve ser o último a voltar e dos mais afetados. Houve sensibilidade por parte do prefeito”, disse Bandeira Jr. (PSD).

O município deve lançar um endereço eletrônico para o registro dos artistas que postulam o benefício.

Rede hoteleira

Um projeto de caráter indicativo foi aprovado também, de autoria do vereador Diego Felipe (PRB). O município fica autorizado a celebrar convênios com rede hoteleira para acomodações de profissionais de saúde acometidos por Covid-19. Segundo a proposta, os servidores da rede municipal terão essa alternativa caso não possam retornar para as suas casas, devido à necessidade do afastamento para a segurança dos seus familiares. Diego destacou que os profissionais de saúde estão sujeitos ao grau máximo de exposição, e que não é possível descartar totalmente a possibilidade de transmissão em suas residências, mesmo com todos os cuidados adotados. “Isso acontece num momento em que a concentração de pessoas nas casas é ainda maior, devido à determinação do isolamento social para evitar o deslocamento e o contato físico” explicou o vereador.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *