Desde a semana passada os vereadores da cidade intensificavam as votações de matérias. Na terça-feira, 13, em sessão hibrida na Câmara Municipal de Iguatu (CMI), a pauta foi limpada com uma nova leva de mensagens do executivo, projetos indicativos e decretos legislativos aprovados. Nos bastidores os parlamentares intensificavam as articulações junto a mesa diretora para subir suas indicações para o plenário.
Entre as pautas aprovadas esteve a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa do Julião. Esse é o terceiro manancial com área protegida por força de lei. Ela se junta a lagoa da Bastiana e do Cocobó.
Outra mensagem do executivo aprovada foi a que autoriza a desafetação de área de 20 metros quadrados para criação de galpões de Central Municipal de Resíduos Sólidos. A política segue em sintonia com estado e com as diretrizes a do plano nacional que promove “políticas pré-aterro” por meio da implementação ações para reduzir ao máximo o volume de resíduos que vem sendo destinado aos lixões.
De autoria do vereador Diego Felipe (Republicanos), foi aprovado o projeto indicativo que institui o Programa Agricultura Para Todos voltado para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O projeto cria o Fomento Emergencial de Inclusão Produtiva Rural e visa apoiar a atividade produtiva.
Saúde
A criação do centro de reabilitação pós Covid-19 foi sugerido pelo vereador Rubenildo Cadeira (Republicanos). A pauta aprovada por unanimidade sugere proporcionar aos pacientes curados da Covid-19 uma avaliação dos diversos impactos da doença no organismo dos pacientes, bem como acompanhar e reabilitar pessoas que ficaram com alguma sequela resultada da infecção, uma vez que a luta pela recuperação total da Covid-19 infelizmente para muitos não acaba com a alta hospitalar.
O vereador Marconi Filho (PDT) teve aprovado a pauta que indica ao poder público local o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas e nas unidades básicas de saúde em âmbito nacional. O projeto visa instituir o fornecimento situação de hipossuficiência social e econômica, não possuindo condições financeiras para compra de itens de higiene pessoal.
Com objetivo de ressaltar a importância da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes e disseminar informações sobre como pais, educadores e responsáveis podem mudar sua rotina e promover ações para a prevenção de acidentes em seu cotidiano, foi aprovada a indicação do vereador Bandeira Jr. (PSD) do Projeto de Lei que institui a “Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Crianças”.
Troca de cadeiras e polêmica
O vereador Diego Felipe assumiu a pasta da Secretaria de Transportes e Logística do município. Na segunda-feira, 12, o vereador assinou o termo de posse e já passa a comandar o setor, com isso Breno Teixeira (Republicanos), que era suplente do partido, assume uma cadeira na Câmara Municipal.
O parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas, com a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa para fins de inelegibilidade dos prefeitos municipais, chegou à Câmara de Iguatu. Relacionada ao período em que Aderilo Alcântara era prefeito de Iguatu (2013-2016), o documento precisa da aprovação dos vereadores, porém a mesa diretora optou por deliberar somente após retomada do recesso prevista para segunda semana de agosto. O fato gerou insatisfação da bancada alinhada com o ex-gestor.
0 comentários