Câmara discute acessibilidade com acadêmicos de Direito da FASC

13/05/2023

Na sessão da última quinta-feira, 11, os vereadores da Câmara Municipal de Iguatu – CMI receberam representantes da Faculdade São Francisco do Ceará – FASC que apresentaram Projeto de Extensão, com o tema voltado à ‘Acessibilidade e Planejamento Urbano’, da disciplina Teoria Geral do Estado.

O parlamento recebeu acadêmicos e professores do curso de Direito. Os alunos levantaram dados e registros feitos ao longo do semestre sobre a problemática que é a falta de acessibilidade para aqueles que necessitam do serviço. “O projeto de extensão tem como o foco a elaboração de políticas públicas locais que viabilizem a conexão entre os pilares da pesquisa e ensino. O futuro de Iguatu passa pela formação desses alunos. O intuito da nossa ida à Câmara dos Vereadores é para trazer luz ao que vem acontecendo e mostrar o quanto o ensino superior na cidade está engajado na melhoria da sociedade iguatuense”, disse a Dra. Ana Lídia Omena, professora responsável pelo projeto.

Roberto Filho, acadêmico do 1º semestre do curso, trouxe a percepção de situação que confronta direitos e evidenciam a falta de planejamento. “Efetivar a acessibilidade na cidade é torná-la inclusiva para todos. Em equipamentos e prédios mais antigos percebemos a falta de sinalização, falta de padronização de calçadas, estrutura e precariedade no saneamento. Percebemos que é de fundamental importância a aplicação de políticas nesse aspecto”, disse.

Conforme Marconi Filho (PDT), a ida da comunidade acadêmica pode servir de inspiração aos representantes. “É uma realidade que não só acomete Iguatu. É um tema que não foge a realidade da atual gestão, que inicia uma sequência de investimentos voltadas à área de saneamento e acessibilidade. O primeiro ponto da cidade a receber essa ação é a Rua Bevenuto Mendonça que se transformará em uma avenida duplicada com espaços para ciclo-faixas”.

Projetos

Com sessões extraordinárias o parlamento votou em regime de urgência dois projetos. Entre as pautas esteve a mensagem do Executivo que altera a lei que dispõe sobre a instituição, organização, atribuições e funcionamento do Conselho Municipal de Política Cultural, atendendo a novas nomenclaturas impostas pela esfera federal. Também foi aprovada a mensagem da mesa diretora que prevê a atualização da tabela do funcionalismo da casa legislativa com base no salário mínimo, os vencimentos dos cargos de confiança e assessores parlamentares.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *