Câmara realiza sessão itinerante na Vila Centenário

08/06/2024

Moradores expõem reivindicações em evento que aproximou o Legislativo da comunidade

Na terça-feira, 4, a Câmara Municipal de Iguatu deu início para se aproximar da população, realizando sua primeira Sessão Ordinária Itinerante de 2024 na Vila Centenário. A comunidade local teve a oportunidade de dialogar diretamente com os parlamentares e expor suas principais demandas e preocupações.

Entre as reivindicações apresentadas pelos moradores, destacam-se o abandono da antiga estrutura do colégio Antônio Albuquerque, a ausência de um conjunto semafórico nas vias de acesso ao bairro pela Avenida Perimetral e a necessidade de limpeza constante na comunidade. “O projeto das Sessões Itinerantes é de levar o Legislativo mais próximo das comunidades, visando sentir de perto as reais necessidades de cada bairro”, declarou Ronald Bezerra (UB), presidente da Câmara Municipal de Iguatu.

Votações

Durante a sessão, foram votadas importantes mensagens do executivo. Uma das aprovações foi do convênio que autoriza o Município de Iguatu a celebrar uma parceria, mediante termo de fomento, para a realização das festividades juninas, com um valor estipulado de R$ 60 mil. Além disso, foi instituído o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores Efetivos da Guarda Civil Municipal de Iguatu, uma medida aguardada com grande expectativa pelos servidores.

Parecer

A sessão também foi marcada pela leitura do parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que recomendou a reprovação das contas do executivo referentes ao ano de 2019, o último do primeiro mandato do prefeito Ednaldo Lavor. O documento apontou divergências na aplicação e manutenção do desenvolvimento do ensino, além de irregularidades em consignações previdenciárias. A reprovação das contas pelo TCE foi unânime, acompanhada de diversas recomendações e notificações. A assessoria do prefeito não se manifestou sobre o parecer até o fechamento desta matéria. Mesmo notificado, o gestor também não enviou sua defesa ao parlamento.

Próximos passos

O parecer do TCE foi protocolado e deverá ser incluído na Ordem do Dia da Sessão Ordinária de 11 de junho. Ele será analisado pela Comissão de Finanças, Orçamento, Constituição e Justiça antes da deliberação. Para que o parecer prévio do TCE seja rejeitado pelo plenário, é necessário o voto da maioria dos vereadores. Atualmente, o parlamento de Iguatu é composto por 11 membros da oposição e seis da situação, o que poderá influenciar significativamente a decisão final.

A deliberação ocorreu em uma única votação, durante uma sessão ordinária dedicada exclusivamente a essa pauta. A expectativa é que essa votação atraia grande atenção tanto da população quanto dos meios de comunicação locais, dada a importância do tema para a administração municipal.

MAIS Notícias
Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *