Câmara recebe secretária de Assistência e aprova projeto da Educação

14/09/2019

A secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Patrícia Neila Diniz, esteve na última terça-feira, 10, na Câmara Municipal de Iguatu, para prestação de contas das ações da pasta e como está acontecendo a política do SUAS. Já na quinta-feira, 12, foi aprovada a mensagem do executivo que institui o programa Iguatu Rumo à Escola Nota 10. A semana no legislativo também teve volta de parlamentar licenciado, e retirada das bancadas durante as discussões.

Além da titular da pasta estiveram presentes representantes dos 12 equipamentos que compõem o Sistema Único de Assistência Social, como coordenadores da Vigilância Assistencial, Atenção Especial, e técnicos de gestão. A secretária afirma que o quadro atual é de desafios para lidar com as contas do Governo Federal, já que os recursos para as políticas de Assistência estão sendo reduzidas. “Há um comprometimento do gestor em não findar com as políticas ou mesmo reduzir as equipes. Estamos pelo lado bom, indo na contramão de municípios da região que freiam as atividades”, disse.

Os parlamentares questionaram sobre as ações dos equipamentos que compõem o sistema (Polo de Convivência, Centro de Referência da Mulher, Unidade de Acolhimento, Escuta Especializada) e o número de atendimentos em todos eles. “O co-financiamento foi reduzido. Iguatu hoje é tratado como município de pequeno porte, sendo que a demanda nos faz ser de grande. Isso acaba respingando na ponta onde fica o usuário dos serviços”, acrescentou Patrícia.

A cidade possui seis CRAS. Nos equipamentos é feita prestação de serviços diversificados. “Aqui estamos trazendo diversas secretarias para que o vereador tenha a resposta de suas dúvidas de imediato. O calendário da casa permitirá trazer mais titulares das pastas do executivo”, afirmou a ex-secretária da pasta da Assistência e hoje presidente do legislativo local, Eliane Braz (PTB).

A sessão encerrou após votação vencida pela base governista para o cancelamento do pequeno e grande expediente diante do avançar do horário. As bancadas oposicionistas em sinal de protesto saíram da plenária antes da votação dos requerimentos.

Educação

O projeto votado na quinta-feira, 12, objetiva incentivar, acompanhar e reconhecer novas práticas pedagógicas desenvolvidas por professores que estimulem a aprendizagem dos alunos, de acordo com a Avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). “O programa busca envolver os professores que pensem e desenvolvam novas formas de trabalho por meio de práticas pedagógicas que estimulem a aprendizagem dos alunos nas escolas da rede pública municipal”, disse o até então líder de governo, Diego Felipe (PHS).

O projeto prevê premiação aos professores e alunos que obtiverem melhor desempenho do crescimento nos índices de proficiência das avaliações anuais realizadas pelo SPAECE.

Saída

Diego anunciou seu desligamento do cargo de liderança do prefeito no parlamento.  Ele alegou conflitos de agenda para acompanhar as ações e projetos das secretarias executivas. “Foi uma boa oportunidade, mas diante de uma limitação temporal não poderei exercer com afinco o cargo na plenitude que se exige”, disse. A base governista afirma que ainda é costurado com o grupo um novo nome para assumir a liderança na casa.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *