Camilo Santana anuncia neste fim de semana regras de isolamento social e de retomada de setores econômicos

18/07/2020

Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza

O governador do Ceará, Camilo Santana, descartou, no meio da semana, o retorno de cinco setores que não serão incluídos na Fase 4 do plano de retomada da economia em Fortaleza, com previsão para começar na próxima segunda-feira, dia 20 de julho. Estão fora do plano a volta das aulas presenciais, cinemas, bares, academias e realização de shows. Os restaurantes, no entanto, poderão retomar atividades à noite com a edição do novo decreto governamental.

Camilo deve anunciar neste sábado, dia 18 de julho, o novo decreto governamental que determina as regras de isolamento social em todo o Ceará por causa da pandemia do coronavírus. Em Fortaleza, a expectativa é que a Capital migre para a Fase 4 do plano de retomada econômica. “A volta das aulas ainda será novamente discutida e avaliada. Não apenas para as aulas, mas cada setor vai passar por uma avaliação individual para ser liberada, pois precisamos definir protocolos para um retorno responsável. Segundo os especialistas todas essas atividades são de extremo risco”, disse Camilo Santana.

No restante do Ceará, cada região deve evoluir no plano de retomada econômica, de acordo com as condições de contágio e do número de casos e mortes pela Covid-19. “Estamos trabalhando as questões da pandemia de forma regionalizada, pois o tempo da pandemia tem sido diferente em cada região do Ceará. Em Fortaleza os números continuam apontando para uma redução. Tanto os dados epidemiológicos, como de assistência na saúde estão diminuindo, a procura por atendimento por conta da covid-19 está em queda, portanto Fortaleza está na fase 3 até o final de semana”, afirmou o governador do Ceará, Camilo Santana.

O Ceará receberá ainda nessa semana mais uma carga de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outros produtos que ajudarão no combate contra o coronavírus, comprados ainda no início da pandemia. “Esses equipamentos adquiridos são para dar mais segurança aos profissionais de saúde que estão atuando no combate à pandemia de Covid-19 no Ceará”, ressaltou Camilo Santana, que afirmou ainda que no Ceará foram criados 2.863 leitos exclusivamente para receber pacientes com o covid-19, sendo mais de 900 só de UTI.

Nesta quinta-feira, dia 16 de julho, o número de diagnósticos positivos de Covid-19 no Ceará chegou a 144.000. Outros 73.572 casos estão em investigação. Em número de óbitos, o Estado contabiliza 7.127 óbitos em decorrência da doença desde o início da pandemia.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *