Camilo Santana e Elmano de Freitas lançam editais para construção de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará

15/06/2024

O Governo do Estado lançou, nesta sexta-feira, dia 14 de junho, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, os editais para a construção de Escolas de Ensino Médio, destinadas à oferta do Tempo Integral. A solenidade contará com a presença do governador Elmano de Freitas e do ministro da Educação, Camilo Santana.

A autorização beneficiará estudantes de 36 municípios cearenses: Amontada (2); Acaraú; Aquiraz; Barbalha, Baturité; Camocim; Capistrano; Coreaú; Croatá; Fortaleza (2); Granja; Icó; Iguatu; Iracema; Irauçuba; Itapajé; Itapipoca; Itarema; Itatira; Jaguaribe; Jaguaruana; Jijoca de Jericoacoara; Maracanaú, Morada Nova; Mucambo; Nova Russas; Novo Oriente; Quixeramobim; Pacoti; Santa Quitéria; São Gonçalo do Amarante; Senador Sá; Tamboril; Trairi; Uruburetama e Viçosa do Ceará. Ao todo, serão 38 escolas.

Para os novos espaços, está previsto um investimento de R$ 568.036.575,05, com recursos oriundos do Tesouro Estadual e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Além de salas de aula, as escolas terão uma estrutura composta por biblioteca, laboratórios e quadra poliesportiva. As obras serão supervisionadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

A construção das escolas visa acolher o aluno em um ambiente escolar adequado e proporcionar diferentes experiências para o seu desenvolvimento estudantil. Também tem como finalidade ampliar o tempo integral na Capital e no Interior no sentido de garantir a universalização deste modelo de ensino em todas as escolas até 2026.

O Tempo Integral faz parte do Programa Ceará Educa Mais, constituído de 25 ações destinadas à contínua melhoria da qualidade da educação cearense. Em 2024, o estado passou a contar com 75% da rede pública de ensino com a jornada prolongada, ampliando as oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento dos jovens cearenses.

Dessa forma, a rede pública estadual dispõe de 512 escolas em Tempo Integral, com o atendimento de 177.872 alunos. Do total de unidades de ensino, são 367 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, 132 Escolas Estaduais de Educação Profissional, 12 Escolas do Campo, além de uma Escola Família Agrícola.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *