A passagem do governador Camilo Santana (PT) pela cidade de Iguatu não se resumiu à inauguração do voo comercial Iguatu-Fortaleza e a reinauguração do aeroporto Francisco Tomé da Frota. O político chegou à cidade e encontrou os ânimos acalorados de três grupos políticos locais disputando os holofotes, e a imprensa questionando-o sobre assuntos de interesse dos iguatuenses. O chefe do executivo estadual falou sobre avanços em obras como o do Centro de Convenções, intervenções em rodovias que perpassam o perímetro urbano de Iguatu como as avenidas Roberto Costa (Perimetral) e Ailton Alexandre (Cruzeiro do Sul), bem como o clima de ares de pleito eleitoral que encontrou do município.
9 anos
Iniciada em julho de 2011, permanece de forma lenta a obra do Centro de Convenções e Negócios de Iguatu. Desde a época da assinatura da ordem de serviço que a construção sofre sucessivas paralisações. Os motivos foram inúmeros como desapropriação do terreno, atraso no repasse de verba e denúncias aos órgãos de fiscalização ambiental e ao Ministério Público. Conforme o governador, o equipamento deve ser entregue nesse ano. “O estado retomou a responsabilidade da obra. Tivemos um problema com a empresa, mas vamos resolver e entregar pronta esse ano”, afirmou.
Avenidas
Vias de trafegabilidade comprometida pelo desgaste natural e de anos sem intervenção que resolva o problema em definitivo, as avenidas Perimetral e Joaquim Ailton Alexandre (Cruzeiro do Sul) ganharam a promessa por parte do político de que nesse ano terá seu problema de estrutura resolvido com a obra de reconstrução com mudança da base e serviço de drenagem. “As avenidas serão todas recuperadas até o destino Icó e Várzea Alegre. Será toda duplicada. O projeto está sendo concluído e vamos licitar e pretendemos começar ainda esse ano”, prometeu.
Acirramento
Gritos, marcação de território e correligionários eufóricos. Foi essa a cena que o governador encontrou, assim como ocorreu em agosto de 2019 quando veio inaugurar a Areninha e o DETRAN. O acirramento mais intenso ficou por conta dos simpatizantes do prefeito Ednaldo Lavor (PSD), e dos deputados Agenor Neto (MDB) e Marcos Sobreira (PDT) que disputavam no grito o nome de suas lideranças de maneira mais ensaiada possível.
Camilo chegou a Iguatu acompanhado dos deputados, o prefeito preferiu fazer o trajeto capital-interior no voo comercial inaugural. O governador, que é apoiado pelos três que prometem disputar a eleição no município, preferiu não entrar em polêmica e ressaltou que o tom entre eles deve ser de respeito. “Compreendo que todos devam trabalhar pelo seu povo. A gente tem que ter as divergências em momento de eleição. Temos que nos respeitar com as diferenças partidárias ou ideológicas. Mais importante é que todos nós devemos nos unir em um único objetivo de atender os anseios da população. Fazendo isso, é praticar o verdadeiro sentido da política”, disse Camilo.
0 comentários