Na terça-feira, 4, usuários atendidos no Caminhão do Cidadão procuraram a redação do A Praça para reclamar da demora no atendimento. De acordo com eles, a lentidão no atendimento acaba gerando a demora fazendo as pessoas ficarem muito mais tempo aguardando sua vez.
“Tenho paciente acamado em casa, filho na escola, fui lá para resolver a pendência de um documento e a demora me fez desistir e voltar outro dia”, relatou a mulher que mora na Rua Pe. Cícero, no bairro João Paulo II. Esmeraldo Bandeira Bastos, 42, precisava tirar 2ª via da carteira de identidade e teve que retardar o retorno para a cidade de Cedro, onde mora, porque, segundo ele, a demora no atendimento foi além do normal. “Fui atendido, fiz o que precisava, mas foi demorado demais. Vou voltar agora, muito atrasado para meu trabalho”, reclamou.
Demanda reprimida
A reportagem procurou a coordenação do Caminhão para falar sobre as reclamações. O responsável pelo atendimento, Paulo Matos, informou que a demora é comum porque o atendimento é todo digital e há situações em que é necessário aguardar, evitando ter que começar tudo do zero. “Se uma pessoa que está assinando o nome no equipamento digital errar, vamos ter que começar tudo de novo, por isso a demora”, explicou.
Segundo Matos, o atendimento é feito com senha e por ordem de chegada. Foi criada uma demanda exclusiva para atendimento aos idosos, mulheres gestantes ou com crianças de colo e pessoas com deficiência. A estrutura do caminhão permite que três pessoas sejam atendidas ao mesmo tempo. 70 usuários estão sendo atendidos por dia. A previsão é que cerca de 350 pessoas sejam atendidas até este sábado, último dia da agenda de atendimento em Iguatu.
Em Iguatu e região é grande a demanda reprimida de pessoas que precisam da emissão de documentos, principalmente 2ª via do RG e carteira de trabalho. Muitos desses usuários deveriam receber atendimento na Casa do Cidadão, mas a unidade está em reforma e não há previsão para a conclusão dos serviços.
Saiba mais
O projeto Caminhão do Cidadão pertence à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, do Governo do Estado. A unidade móvel está em Iguatu desde a última terça-feira, 4, na Praça da Criança realizando a emissão de documentos para as pessoas que estão indo fazer pela primeira vez ou solicitar 2ª via. A unidade permanecerá em Iguatu até este sábado, 8. Daqui irá para o município de Acopiara. O trabalho itinerante percorre todo interior, mais Fortaleza e região metropolitana realizando atendimento gratuito às pessoas com a emissão de documentos, RG (1ª e 2ª via) e Carteira de Trabalho (1ª e 2ª via). São ao todo 4 carretas equipadas com espaço climatizado para atendimento, com internet banda larga e estrutura de sala e tendas para abrigar as pessoas do sol. Para os idosos e cadeirantes o caminhão dispõe de plataforma com elevador para transportar os usuários do térreo até a parte interna, que fica a pouco mais de dois metros do solo.
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