A semana começou com festa no Núcleo Regional do Hemoce (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará) em Iguatu. No dia 14 é comemorado junto aos doadores uma data muito importante, dedicada justamente para quem dedica um pouquinho do tempo para ajudar a salvar vidas, doando sangue: o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Em Iguatu, os doadores foram recebidos com festa. Ao som do violão, o músico Bêu Paulino animou o ambiente que foi decorado com bolo temático, balões, bandeirinhas. A doadora voluntaria Daniela Moreira foi pega de surpresa. “Por coincidência eu tirei essa data para vir ao Hemoce e fui recebida com essa festa. O atendimento aqui já é mais que especial, nesse dia estava mais ainda. Eu vejo com muita importância doar sangue, porque sei que estou ajudando outras pessoas, mesmo que não veja, que não sei quem vai receber a doação, vejo com muita importância esse ato solidário. Faço isso porque tenho prazer e gosto em ajudar as pessoas. Deus providencia tudo na vida da gente”, declarou Daniela.
Para a doadora Luzia Moreira, foi um dia importante. “Só poder tirar um tempinho para vir aqui, é um momento único, já sou doadora algum tempo e sempre procurar doar sangue, quando posso. É importante ajudar a salvar vidas”, disse.
“Isso nos deixa orgulhos, cheio de alegria, ver essas pessoas vindo doar. Nesse mês de junho, mês de São João, preocupa por conta das festas. Infelizmente, acabam acontecendo acidentes, aumenta a demanda por bolsas. Na hemorede do Hemoce os estoques são baixos. Todo dia tem gente precisando de sangue e infelizmente não é todo dia que tem gente muita gente doando. Apesar de ter pessoas que não se preocupam consigo mesma, mas nós nos preocupamos com cada pessoa que vai para um leito de uma unidade de saúde e precisa de sangue. As datas são importantes, mas as doações precisam ser constantes. Estamos com a campanha Junho Vermelho, para a doação de sangue, que tem o tema: ‘Quantas vidas cabem em uma vida só?”, declarou Jório Maia, do setor de captação de sangue do Hemoce, agradecendo a parceria e apoio de cada doar de sangue que ajuda a salvar vidas.
Junho Vermelho
Criada em 2015 pelo movimento Eu Dou Sangue, a ação surgiu para aumentar o número de doações neste período em que a adesão tende a ser menos expressiva. Com o slogan ‘Quantas vidas cabem em uma vida só?’, a iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo (IPH) e tem como objetivo homenagear os doadores voluntários de sangue, além de conscientizar a população sobre a importância do gesto de solidariedade. A ação ocorre em alusão ao Junho Vermelho, mês no qual o debate sobre o tema é ampliado.
Doe Sangue
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o Termo de Consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal. Acesse o documento. O Hemoce está recebendo doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade.
0 comentários