Campus Humberto Teixeira celebra nove anos com seminário

25/05/2024

Na quinta-feira, 23, o Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, em Iguatu, comemorou nove anos de serviços prestados com série de atividades acadêmicas que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico da Região Centro-Sul do estado. Inaugurado em 2015 pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), o campus tem como objetivo ampliar a oferta de ensino superior no interior do estado.

A unidade, que atende cerca de 3.000 alunos, reúne extensões da Universidade Estadual do Ceará (UECE), da Universidade Regional do Cariri (URCA), do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), além de um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e uma unidade do Poder Judiciário. “Estamos orgulhosos pelos resultados alcançados por todos que fazem esse equipamento pioneiro na perspectiva multi-institucional. O campus é um importante ativo para o fortalecimento da pesquisa e da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste”, destacou Sandra Monteiro, titular da Secitece.

Seminário

Na quarta-feira, 22, estudantes da Universidade Regional do Cariri (URCA) – Campus Iguatu participaram da 2ª edição do Seminário Justiça e Cidadania com debate na atuação do MP no Tribunal do Júri e nas eleições. O evento, promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), teve como objetivo ainda aproximar o órgão da sociedade.

Cerca de 200 participantes puderam conhecer as atividades exercidas pelo MP cearense no Tribunal do Júri e na fiscalização de crimes eleitorais. O promotor de Justiça, Leydomar Nunes, representou o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, no evento. Ele enfatizou que a aproximação entre o Ministério Público e a comunidade acadêmica é fundamental para inspirar os estudantes a se tornarem “agentes de transformação social, fazendo a diferença na vida dos que mais precisam”.

O diretor-geral da URCA Campus Iguatu, Ivo Ferreira, destacou que o seminário permitiu aos estudantes compreender melhor as atribuições do Ministério Público e a importância do seu trabalho na garantia dos direitos dos cidadãos. “O MP, com seu olhar apurado, contribui para a promoção da cidadania em todos os aspectos”, afirmou.

Carlos Couras, aluno do 4º semestre do curso de Direito da URCA, afirmou que o evento reforçou seu desejo de se tornar promotor de Justiça. “As palestras foram muito esclarecedoras e pude aprender muito sobre os assuntos”, disse. Dayane Alves, estudante do 1º semestre, também considerou o seminário relevante. “Como ainda estou no início do curso, não tinha tido um contato mais aprofundado com esses temas, então foi um momento muito positivo”, comentou.

Palestras

O promotor de Justiça, Carlos Eduardo de Menezes, ministrou a primeira palestra da noite, abordando “A função de jurado e o exercício da cidadania no Tribunal do Júri”. Em seguida, o promotor de Justiça, Leydomar Nunes, discutiu a atuação do MP do Ceará na fiscalização de crimes eleitorais.

Saiba mais

Para a construção do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, foram investidos mais de R$ 22 milhões. O campus possui 42 salas de aula, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva, 55 gabinetes para professores, laboratórios e uma academia de ginástica disponível para a comunidade acadêmica e público externo. A unidade oferece cursos superiores em áreas como Direito, Enfermagem, Educação Física, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Física, Letras/Inglês, Letras/Português, Matemática e Pedagogia.

MAIS Notícias
Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *