Campus Iguatu do IFCE abre vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Os cursos são voltados para quem vai iniciar e quem já concluiu o ensino médio

06/01/2021

Estão abertas até 15 de janeiro as inscrições do processo seletivo 2021.1 para preencher 150 vagas dos cursos integrados (para quem já concluiu o ensino fundamental – duração: 6 semestres) e 190 vagas de cursos subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio – duração:18 meses). A seleção ocorre em duas etapas: Inscrição pelo Q-Seleção (qselecao.ifce.edu.br) e envio de documentação pelo sistema eSolis (esolis.ifce.edu.br) no prazo estabelecido pelo edital. Caso o candidato não anexe a documentação pelo eSolis, a inscrição será cancelada. Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição. Após o resultado do deferimento da inscrição (previsto para janeiro), será necessário enviar documentos da pré-matrícula.

Para os cursos integrados ao Ensino Médio, estão sendo ofertadas vagas em Agropecuária (40), Agroindústria (40), Informática (30) e Nutrição e Dietética (40), com aulas no período integral. Já os cursos subsequentes contam com uma novidade: pela primeira vez a turma de Nutrição e Dietética (com 40 vagas) funcionará em período noturno. Há ainda oportunidades para os cursos de Agropecuária (40 vagas – turno: matutino), Agroindústria (40 vagas – turno: matutino), Comércio (40 vagas – turno: noturno), 30 de Informática (30 vagas – turno: noturno).

No processo seletivo dos concorrentes aos cursos integrados será avaliado o histórico escolar do ensino fundamental. Já os candidatos para cursos subsequentes, é necessário o histórico escolar do ensino médio. Em ambos os casos, caso o participante ainda não tenha concluído seu ano letivo, ele deve pedir a declaração da sua escola com todas as notas obtidas até o momento para anexar ao site eSolis entre os dias 4 e 15 de janeiro.

ACESSE A PÁGINA DO Q-SELEÇÃO E LEIA O EDITAL

RESULTADOS DE INSCRIÇÕES E PRÉ-MATRÍCULA


Após se inscrever pelo Q-Seleção (procure pelo link “Processo Seletivo 2021.1 – Cursos Técnicos – 15 campi) e anexar os documentos pelo eSolis, o candidato deve aguardar o resultado do deferimento das inscrições, previsto sair dia 20 de janeiro de 2021. Caso seja indeferido, é possível entrar com recursos nos dias 21 e 22 de janeiro. O resultado da classificação será divulgado no Q-Seleção nos dias 4 e 5 de fevereiro e então os candidatos aprovados e classificáveis deverão enviar os documentos da pré-matrícula (leia o edital) pelo sistema eSolis no período de 5 a 11 de fevereiro.


Haverá ainda a confirmação de matrícula, mas essa etapa será realizada de forma virtual apenas quando iniciar a primeira semana de aulas da turma, de acordo com o calendário letivo do campus Iguatu.

CURSOS INTEGRADOS E SUBSEQUENTES

Para que não haja erros na hora da inscrição, é importante que os participantes se atentem para a escolha no sistema entre cursos integrados ou subsequentes. Os cursos técnicos subsequentes são voltados para pessoas que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio e tem duração de 18 meses. Os cursos técnicos integrados, por outro lado, são direcionados para estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino fundamental e desejam iniciar o Ensino Médio Profissionalizante. Essa modalidade possui duração de 3 anos (ou 6 semestres).

DOCUMENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO (ANEXAR AO ESOLIS)

• Documento oficial de identificação

• Histórico escolar completo do Ensino Fundamental (cursos integrados) ou Histórico escolar do Ensino Médio (cursos subsequentes)

• Protocolo de inscrição gerado pelo site Q-seleção.

Observações: Se no prazo de inscrição o candidato estiver cursando a última série do Ensino Fundamental (para cursos integrados) ou do ensino médio (para cursos subsequentes), ele poderá apresentar uma declaração da escola contendo todas as notas obtidas até o momento da inscrição. Quem optar por cota para negros (pretos e pardos) e indígenas deve obrigatoriamente informar sua autodeclaração na inscrição. A aferição de heteroidentificação para pretos e pardos ocorrerá no retorno presencial de atividades. Atenção para o tamanho máximo dos arquivos (não passar de 10 MB no total) e para as extensões aceitas pelo sistema (pdf / jpg / jpeg / gif / png).

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