Cármen Lúcia vota favorável, ministro pede vistas e decisão sobre a volta de Ednaldo e Franklin é suspensa

07/10/2023

A chapa dos gestores eleitos em 2020 que haviam tido seus diplomas cassados e enfrentavam inelegibilidade, agora tem seu retorno aos cargos determinado pela ministra e relatora do caso Cármen Lúcia, que nesta sexta-feira, 6, emitiu seu voto procedente em parte dos recursos.

Ainda faltam votar os ministros Alexandre de Morais, Nunes Marques, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Ramos Tavares e Floriano de Azevedo. O julgamento ocorre no modo virtual e tinha data máxima para término previsto para o dia 13 deste mês.

Em casos não usuais, algum ministro pode solicitar mais tempo para análise do processo, com um prazo inicial de 30 dias, prorrogável por mais 30 dias. O “pedido de vistas” aconteceu ainda no final da noite da sexta-feira, 06, adiando a decisão final.

A decisão da ministra não foi completamente favorável aos recorrentes, já que ela negou seguimento ao recurso especial eleitoral em relação a outros aspectos, mantendo multas impostas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Julgamento

O julgamento se dá sobre dois recursos da chapa cassada, em julho de 2022. Como desdobramento, o município pode ter que passar por eleições suplementares, a depender do entendimento da corte.

O movimento ocorre quase um ano após o tribunal suspender o pleito suplementar na cidade, que havia sido marcado para fevereiro de 2023. À época, o ministro Alexandre de Moraes definiu que a suspensão duraria até o julgamento final do recurso especial por

Processo e multa

O processo que resultou na condenação da chapa eleita para a Prefeitura de Iguatu alega que, durante a campanha eleitoral de 2020, foram utilizados os canais institucionais para promover a candidatura do então prefeito e candidato à reeleição. Além da cassação dos mandatos, a chapa foi multada em R$ 50 mil devido a aglomerações em desacordo com as normas sanitárias devido à pandemia da Covid-19.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *