Amigos iguatuenses,
Primeiramente quero agradecer ao médico, Dr. Paulo de Tarso, redator chefe desse informativo de tão significante importância, que concedeu esse espaço para que eu pudesse expor a verdade dos fatos sobre a Faculdade de Medicina de Iguatu.
É público e notório que essa é uma luta de muitos anos, idealizada ainda quando assumi pela primeira vez um mandato de deputado estadual, e assim, com a ajuda de entidades, estudantes e lideranças políticas e comunitárias, lutei para ampliar o ensino superior no município de Iguatu, trazendo a Unidade Descentralizada da Universidade Regional do Cariri (URCA) para esse município. Uma ação consolidada ainda em 2004.
Ao assumir a Prefeitura de Iguatu, em 2005, percebendo que a nossa região teria um potencial ainda maior para a implantação de outros cursos, passei a trabalhar, juntamente com minha equipe, em outras estratégias, foi quando meu pai, José Ilo Dantas, como secretário da saúde, passou a enxergar a possibilidade de termos um curso de medicina em nossa região.
A partir daí, iniciamos a construção de um plano de trabalho. Meu pai, um homem de visão futurista, idealizou e implantou a Escola de Saúde Pública, um instrumento para capacitar os profissionais de saúde, e um equipamento essencial para qualificar o município perante o governo federal, para a tão almejada faculdade de medicina na região.
E, sendo assim, fomos à luta. Buscamos as lideranças políticas, o apoio das entidades, dos estudantes e da sociedade civil organizada, e iniciamos uma batalha incansável. Foram vários anos de idas a Brasília, de audiências nos ministérios, de manifestações e caminhadas nas ruas de Iguatu para tentar sensibilizar as autoridades em Brasília, principalmente o Ministério da Educação, para que assim pudéssemos alcançar a tão sonhada faculdade de medicina para a região Centro Sul.
É fato que, políticos influentes, como o deputado federal Aníbal Gomes e o ex-senador Eunício Oliveira, foram apoios decisivos para que as portas dos gabinetes ministeriais em Brasília fossem abertas, e assim pudéssemos expor os anseios da população da região Centro Sul. Em cada etapa de luta vencida, nossas forças foram se multiplicando, e exatamente no dia 8 de março de 2018, a tão sonhada faculdade de medicina de Iguatu foi anunciada. A partir dessa data, teríamos um impasse na Justiça entre duas entidades que disputaram o edital para definir quem seria a mantenedora para instalar e colocar em funcionamento os cursos de medicina em nossa cidade.
A Faculdade de Medicina de Iguatu hoje é real. Não é mais um sonho. Inclusive, o termo de compromisso entre o Ministério da Educação e a entidade mantenedora, o IREP Sociedade de Ensino Superior e Médio e Fundamental LTDA, foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 25 de outubro.
Finalizo, portanto, essas breves explicações, consciente de que essa conquista foi o resultado de uma luta de muitas mãos. Uma conquista que só quem tem a ganhar é a população da região Centro Sul. Um forte abraço.
Agenor Gomes de Araújo Neto
Deputado Estadual
0 comentários