Para muitos devotos e católicos que costumam frequentar a Catedral de São José, a igreja ‘mãe’ da diocese, acaba tendo para muitos a ‘cara’ de dom José Doth, bispo emérito, (in memorian), porque foi por iniciativa dele que o templo surgiu graças ao seu empenho e dedicação, enquanto na época era segundo bispo da diocese. Trabalhou junto com a população e todo território diocesano para erguer a tão sonhada igreja, pensada por dom Mauro Ramalho, então primeiro bispo diocesano.
Nesta sexta-feira, 14, a igreja celebrou com missa solene, presidida pelo bispo dom Geraldo Freire, os 16 anos de dedicação do templo a São José, padroeiro do Ceará. “A catedral de São José é uma igreja nova. Uma igreja que celebra 16 anos de dedicação, mas é uma igreja com muitos frutos, e frutos bonitos. A construção da catedral foi realizada por dom José Doth, de querida memória. Mas, também com a união de todos que juntos com ele acreditaram no sonho e construíram, ergueram a nossa igreja mãe, da nossa diocese de Iguatu”, relembrou padre José Wallace, pároco e cura da Catedral, ressaltando a importância do templo como instrumento de fé e evangelização. “Ela é a igreja mãe de todas as igrejas de nossa diocese. Esses 16 anos de dedicação celebrada pelo nosso bispo dom Geraldo Freire, que seja um momento de agradecimentos, alegria, renovação na graça e no amor. Como igreja mãe da diocese, ela tem como dever cuidar de todos os seus filhos, mas de modo particular os filhos que pertencem ao território paroquial. A paróquia Sé Catedral de São José vai muito além da sua igreja templo. Abrange todo o território paroquial da qual somos chamados a sermos discípulos e missionários, levar a Boa Nova de Jesus, ir ao encontro daqueles que estão afastados através da missão, da evangelização, através do encontro com o irmão, numa igreja em saída”, destacou o religioso.
Orgulho e missão
Pe. Wallace apontou o seu orgulho em servir na Catedral de São José. “É como todos os párocos. Ter a responsabilidade pastoral, administrativa da nossa comunidade, mas que não fazemos sozinho, sempre acompanhado pelos conselhos, de modo particular os conselhos das comunidades rurais, conselho paroquial pastoral e também o conselho econômico administrativo, que junto com o pároco levam em frente a missão de manter e organizar a paróquia Sé Catedral de São José”, ressaltou, agradecendo o empenho e dedicação de cada um.
Após 16 anos, a Sé Catedral tem se firmado como uma igreja viva com a presença das crianças, a participação dos leigos, das famílias, das pastorais, dos movimentos “Esse engajamento pastoral que faz acontecer, que faz ser igreja, na igreja, sendo sempre mais uma igreja viva, missionária e acolhedora para todos”, ponderou o padre José Wallace.
A Catedral de São José abrange em sua área pastoral, parte do centro da cidade, além dos bairros Bugi, São Sebastião, comunidades rurais entre essas Barra, Santa Rosa, Tambiá. “Ser pároco da catedral de São José, é ser padre paroquial. A catedral é a igreja do bispo, no qual se encontra a cátedra, de onde o bispo exerce a sua missão de pastor, e ensina o povo de Deus a seguir no caminho para a salvação”, finalizou.
0 comentários