Comunidades rurais e bairros da cidade de Iguatu realizam celebrações dedicadas a São Francisco de Assis. Um dos novenários mais tradicionais acontece na Vila Chapadinha, na periferia da cidade. Este ano são celebrados 27 anos de devoção ao Santo, que é padroeiro da comunidade. Uma festa religiosa que tem crescido a cada ano, pela grande participação de devotos e fiéis.
Pouco antes das 19h, quando é iniciada a novena, a capela está cheia, tem sido assim todas as noites, desde quando começaram os festejos, na última quarta-feira, 25.
O sino da pequena capela toca às 18h em ponto lembrando aos moradores que tem festa na comunidade. Não demora e já tem gente que chega cedo para pegar um bom lugar na frente, mais perto do altar. “Aqui a gente se concentra na palavra, dá para assistir à novena todinha, mais perto de São Francisco. Eu chego cedo”, comentou a dona de casa Rosimira Silva.
Este ano o tema do novenário é um convite para que as pessoas sigam o exemplo de São Francisco, um homem bom, cheio de carisma, protetor dos pobres, dos enfermos, protetor da natureza e defensor dos animais: “Com São Francisco de Assis viver a alegria da santidade”.
Imagem e reencontro
Não diferente de outras comunidades que celebram São Francisco de Assis, a devoção ao santo começou quando a comunidade ainda era zona rural, sem mesmo existir a capela. “Antigamente nesse período, eu era ainda criança, lembro que fui crescendo sendo levado por minha mãe para as novenas que aconteciam nos terreiros das casas. Com o tempo foi crescendo e com a chegada da imagem que foi doada pelo benfeitor Luiz Cruz, já falecido, um artista e homem de coração bom que ajudava muitas comunidades carentes no interior do Ceará. Ele doou a imagem e foi aí que despertou a criação da capela”, relembra Célia Cardoso, líder comunitária do bairro.
A capela dedicada a São Francisco é considerada o maior símbolo da fé dos moradores. “Nossa alegria maior é que o trabalho que começamos aqui juntamente com moradores mais antigos é continuado pelos jovens do bairro”, destacou Célia.
“A nossa comunidade está mais um ano em festa. Pra gente é tempo de reencontro, com dos devotos e devotas com nosso padroeiro São Francisco, e com Jesus Cristo, nosso mestre e Senhor. A gente convida todas as famílias a viver conosco este momento de fé. Está sendo um momento muito rico e especial para nossa comunidade. É o momento em que nós, devotos de São Francisco de Assis, nos encontramos para celebrá-lo”, comemora Francisco Monteiro, coordenador da capela.
Programação
A programação religiosa será encerrada na próxima sexta-feira, 04 de outubro, dia de São Francisco, com a tradicional procissão às 17h30 percorrendo algumas ruas da comunidade, e às 19h celebração da missa solene. Às novenas iniciam todas as noites a partir das 19h.
0 comentários