Sendo atualmente um documento eletrônico indispensável para acessar dados em operações online com o mais elevado nível de segurança, o Certificado Digital é preferido por 8 em cada 10 profissionais, autônomos, executivos ou empresários. É fundamental também para permitir o envio de dados e documentos sigilosos, de empresas, escritórios, órgãos públicos, privados ou profissionais autônomos, para órgãos oficiais de governos, instituições públicas ou organizações de caráter privado.
Com a meta de oferecer mais conforto, comodidade e agilidade na emissão do Certificado Digital, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Iguatu criou um espaço exclusivo para emissão deste documento de certificação. A CDL já oferece o serviço desde o ano de 2007. De acordo com o presidente Francisco José Mota Luciano, Dedé Duquesa, a demanda na procura pela emissão do documento tem sido crescente. Isso motivou a entidade a criar uma sala exclusiva e investir em pessoal e equipamentos, visando a agilizar a emissão e assegurar rapidez na entrega. Desde o ano passado que a entidade contratou a Agente de Registro, Jamille Leal, para trabalhar exclusivamente na emissão do Certificado Digital.

A sala fica na entrada da entidade num anexo à recepção. A CDL também investiu no serviço de internet banda larga para agilizar na emissão do documento, uma vez que para isto é preciso acessar o serviço online do SPC Brasil, entidade certificadora da permissão para uso e responsável pela liberação da certificação.
Saiba mais
O Certificado Digital é uma identidade digital da pessoa física e jurídica, no meio eletrônico. Com ele é possível assegurar autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações realizadas por meio do documento, garantindo ao usuário validade jurídica. Pelo fato de permitir o acesso do usuário pela identificação eletrônica, o Certificado Digital permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa: agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos.
Já é possível habilitar o serviço para uso individual, pelo CPF (e-CPF). O e-CPF é a identidade digital da pessoa física no meio eletrônico. Milhares de profissionais autônomos já utilizam em todo Brasil. Pode ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal do Brasil e dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos, estadual e federal, acessar o e-Social e o Conectividade Social, enviar declaração do imposto de renda com mais facilidade e agilidade, entre outras operações. O serviço foi ampliado, inclusive com a criação do Certificado Digital para nuvem (Remote ID), que permite ao usuário acessar dados armazenados em sistema de nuvem, como também o Certificado Digital para telefone celular (Mobile ID).
Para emissão do CD de pessoa física, (e-CPF) o interessado deve comparecer à CDL portando os documentos como RG, CPF ou CNH e comprovante de endereço. A emissão do documento ocorre num tempo máximo de 30 minutos. Para pessoa jurídica é necessário apresentar o CNPJ da empresa, contrato de abertura, alterações (aditivos) e dados pessoais do responsável pela empresa junto aos órgãos oficiais. Na CDL já é possível também emitir o e-CPF Plus na carteira de identificação, de uso exclusivo para advogados.
0 comentários