Amanhã, domingo, 16, é o ‘Dia do Comerciante’. Data especial para lembrar um dos mais autênticos e legítimos profissionais do varejo. Ainda nos primórdios do tempo, nos primeiros sinais das civilizações em negociações, lá estava ele, o comerciante.
A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Iguatu, entidade representativa desta importante classe social, parabeniza os comerciantes pela passagem da data comemorativa.
Francisco José Mota Luciano, ‘Dedé Duquesa’, presidente da entidade lojista, enfatiza que são os comerciantes, nas mais distintas categorias, que constroem o legado do varejo no Brasil. “Em nossa Iguatu, os comerciantes têm relevante papel em manter em alta uma das atividades econômicas mais antigas da história da humanidade”.
Mais de 3 décadas no varejo
Maria Terezinha da Silva é uma autêntica comerciante de Iguatu. Aprendeu com o pai o ofício de vender. Hoje ela é dona do seu próprio negócio, a loja Mini Center, um magazine com variedade em vestuário masculino e feminino e artigos infantis, no Centro de Iguatu. Ela era ainda adolescente quando começou a acompanhar seu pai, Francisco Joaquim da Silva, um trabalhador da feira livre, de saudosa memória. Seu Francisco Joaquim faleceu em 2016, aos 71 anos, mas deixou seu legado, como comerciante e como visionário do varejo.
A loja funciona na Av. Agenor Araújo, em frente ao Centro de Abastecimento. Tem uma clientela fidelizada, afinal são quase 30 anos atuando no varejo. Atualmente, a loja gera 8 empregos diretos e compõe o mix de lojas do conglomerado do comércio.
Há poucos metros da loja de Maria, na Rua Adahil Barreto Cavalcante, também no Centro de Iguatu, está outro veterano do varejo: José Epitácio de Oliveira, 65. Seu Epitácio está no Centro de Iguatu há 37 anos, praticamente no mesmo endereço. É dele a loja Depósito das Redes São José. A exemplo de Maria, seu Epitácio também teve sua história com seu pai, Zé Amâncio, um experiente magarefe que trabalhou por longos anos no mercado de carnes. Antes de ter a loja, ele tinha uma banca. Foi ali que tudo começou.
Voltando um pouco mais no tempo, vamos encontrar nosso homenageado trabalhando em São Paulo, no grupo Pão de Açúcar, do empresário Abílio Diniz, um homem com uma história de sucesso no varejo brasileiro, tendo iniciado sua trajetória, também como pequeno comerciante.
Ao retornar de São Paulo e com as economias que juntou, seu Epitácio enxergou a oportunidade de montar seu próprio negócio. E assim tem sido seu legado, com a relevante participação da esposa, a comerciante Maria Jodevalda de Oliveira (de saudosa memória), atualmente conta com a assistência dos filhos Mayrlo Viana, Mayana Rodrigues Viana, Mayara Viana e do genro Joab Rodrigues.
0 comentários