Quarenta dias de caridade, oração e jejum, é o chamado para este período que antecede a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, para os católicos, é a preparação para a Semana Santa.
A Igreja convida os cristãos a um período de reflexão. “Vamos participar juntos com fé e piedade até a Quaresma. Vamos viver esse tempo forte de preparação para Páscoa do senhor, esse tempo quaresmal que nos chama a conversão a mudança de vida através do jejum da esmola e da oração celebremos juntos. Queridos, irmãos, sejam todos muito bem-vindos e bem-vindas para mais uma quinta-feira na qual entregamos a Deus a nossa vida o que temos e o que somos estamos reunidos para um tempo novo que é o tempo da Quaresma, um tempo de Penitência, um tempo de conversão, um tempo de sobriedade. Queremos interiorizar a nossa vida no mistério. Salvação na qual queremos com Cristo caminhar 40 dias para com Ele viver sua paixão morte e a sua ressurreição. É um tempo diferente. É um tempo no qual somos chamados a testemunhar a nossa interioridade com mais silêncio, com mais oração, uma expressão desse caminhar com Ele rumo à paixão do Senhor”, disse pároco de São José, padre Wallace. O religioso fez convite para que todos vivenciem um período de Quaresma verdadeiramente santo e de conversão para todos.
Penitência e conversão
Para os católicos a Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dos 40 dias da Quaresma e representa um apelo à conversão. Na quarta-feira, a missa é marcada pela imposição das cinzas. “A imposição das cinzas prepara para viver o Mistério Pascal – a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus”, pontuou padre José Wallace.
“Iniciamos a quaresma com a missa de cinzas para lembrar a humanidade que todos nós devemos nos converter e crer no evangelho. Temos que lembrar da simplicidade e que do pó viemos e para o pó voltaremos”, relembrou.
Durante esses os católicos, aproveitam para fazer jejum e refletir e orar. A Quaresma termina na Quinta-feira Santa, antes da Missa Lava-Pés. “Uma Quaresma verdadeiramente santa e de conversão para todos. Quaresma: tempo de penitência, tempo de conversão”, ressaltou o padre Wallace.
0 comentários