CEMEAR e URCA realizam ações de combate do Julho Amarelo

30/07/2022

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Especialidades Médicas e Atenção à Saúde Reprodutiva e Sexual (CEMEAR) e a Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias – LADIP realizaram testagem rápida contra as Hepatites Virais, Sífilis e HIV.

A iniciativa faz parte da campanha Julho Amarelo, em alusão ao combate às hepatites virais, doença que possui várias formas de contágio. “A hepatite é uma doença silenciosa que só é percebida quando está bem agravada. A hepatite é uma inflamação no fígado. A detecção é feita através de exames laboratoriais ou testagem rápida. As pessoas com tom de urina mais amarelada, mais escura, os olhos e pele mais amarelados, febre, mal-estar, náuseas, são alguns sintomas. As pessoas que vieram a ter sintomas assim, procurem uma unidade de saúde, ou o CEMEAR, para fazer a testagem. Não precisa de encaminhamento para agendar uma consulta com um infectologista”, declarou Nayane Albuquerque, coordenadora do CEMEAR.

“A campanha Julho Amarelo já existe desde 2019, com objetivo de reforçar as ações contra as hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser transmitida por exemplo a A e E por água e alimentos contaminados. Já as B, C e D, são transmitidas através de relação sexual sem proteção e contato sanguíneo”, acrescentou.

Prevenção

De acordo Wagner Martins, enfermeiro e professor do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri – URCA, as ações em parceira com a Secretaria da Saúde buscam reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A doença é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. “A Urca trabalha em parceria com a Secretaria da Saúde desenvolvendo ações durante todo o ano. Esse mês de julho não seria diferente. O mês é voltado para as ações de prevenção e controle das hepatites virais. Juntamente com o CEMEAR organizamos essas ações, onde realizamos esses dois dias de prevenção, quinta e sexta-feira, com orientações e testagem rápida. Em relação aos casos positivos são feitos encaminhamentos para serem tratados no CEMEAR. Por ter sintomas silenciosos, por isso a importância de alertar a população a importância de realizar o teste rápido”, ressaltou.

O professor Wagner Martins afirmou ainda que quanto mais cedo for diagnosticado, mais eficaz também é o tratamento, além dos cuidados que devem ser tomados para se prevenir contra a doença.

O CEMEAR funciona na Rua José Mendonça, 998, no bairro São Sebastião.

 

WWWZEXSX

Tipos de hepatite

– Hepatite A: tem o maior número de casos e está relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

– Hepatite B: é o segundo tipo mais comum e atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C: o contato com o sangue é a principal forma de transmissão. É considerada a maior epidemia da humanidade, cinco vezes superior à AIDS. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado e a doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não existe vacina.

– Hepatite D: ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

– Hepatite E: é transmitida por transmissão fecal-oral, provocando grandes epidemias. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *