Cemitérios preparados para receber visitantes

31/10/2020

Os trabalhos de manutenção e limpeza dos cemitérios de Iguatu estão a todo vapor para receber os visitantes no feriado de finados, na próxima segunda-feira, 02. Por enquanto a movimentação maior é dos operários cuidando da limpeza, lavando e pintando túmulos e organizando tudo para receber as pessoas que costumam visitar seus entes queridos já falecidos.

Dona Maria Trindade aproveita a data para ganhar uma grana extra. Ela mora no cemitério, o esposo dela é coveiro. “Dá pra ganhar um dinheirinho até bom. Tem uns amigos que encomendam antes e a gente vai pintando com antecedência. Já ganhei mais de R$ 300,00. Até domingo deve aumentar mais um pouquinho”, disse, afirmando que cobra R$ 0,50 por letra, isso restaurando a pintura de lápides.

Diferente de anos anteriores, quando a semana que antecede o Dia de Finados tinha sempre uma movimentação nos preparativos nos dois cemitérios, no Parque da Saudade e no Senhora Santana, o mais antigo, este ano, até ontem, registramos a presença de poucas pessoas. O baixo fluxo de pessoas é sentido por causa da pandemia do novo coronavírus. Quem veio ao local seguiu as medidas de segurança necessárias. “Vai ser diferente este ano. Vim aqui dá uma olhada no que precisava fazer nas sepulturas da nossa família. Tenho pessoas enterradas nos dois cemitérios. Para a gente, é um momento de dor, recordações e muita saudade”, disse o funcionário público Aldemir Balbino.

Cuidados

Em média, cerca de 25 mil pessoas costumam passar pelos dois cemitérios no Dia de Finados, mas a diretora administrativa dos cemitérios acredita que haverá grande redução no número de visitantes por conta da pandemia. “A gente vem seguindo todos os protocolos de segurança necessária. Além do distanciamento recomendado para evitar aglomeração é obrigatório o uso de máscara. Não será permitida a entrada ou permanência das pessoas sem máscara, além da higienização das mãos necessárias. A gente prevê uma redução grande nas visitas. A maioria das pessoas que visitam o cemitério no dia de Finados são idosos. Acredito que muitos não virão por causa da pandemia”, ressaltou Daniele Fernandes, diretora administrativa.

Não serão celebradas missas nas capelas dos cemitérios, mas de acordo com Diocese de Iguatu as celebrações Eucarísticas acontecerão nas próprias igrejas seguindo as programações de cada paróquia que seguirão também as recomendações sanitárias conforme já vem acontecendo nas missas com presença de público. Em Iguatu, a 2ª Promotoria de Justiça apresentou recomendações para às igrejas, Vigilância Sanitária, gestão municipal e administração dos dois cemitérios para evitar a propagação do novo coronavírus.

Maria Augusta

Um dos túmulos mais visitados é o de Maria Augusta, considerada uma santa popular em Iguatu, morta pelo próprio pai, que tentou abusá-la, quando ela tinha 12 anos de idade, em junho de 1963.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *