CENSO 2022: a realidade por trás dos números

01/07/2023

O resultado oficial do CENSO 2022 em Iguatu mostra o que já prevíamos: Iguatu infelizmente parou no tempo. O crescimento populacional do município em 12 anos foi de apenas de 2,96%, retratando assim que a cidade não tem sido escolhida por pessoas de outras regiões para morar, investir ou laborar.

Não é de hoje que temos alertado aqui nesse semanário a necessidade de se criar políticas públicas de incentivos a investimentos externos, criar empregos, diversificar atividades comerciais, entre outros procedimentos que gerem renda e capacidade de trabalho para os munícipes, além de incentivos para que investidores de outras regiões venham para a nossa cidade.

Em uma cidade que ainda não se encontra preparada para receber os estudantes das faculdades ora inseridas no município, com os investimentos privados necessários em edificações verticalizadas para acomodar esses novos moradores, o município se mostra incapacitado de acompanhar os progressos que outros municípios já desfrutam há mais de uma década, através do avanço no ensino superior e suas consequências benéficas,  como aumento da procura de casas e apartamentos para compra, locação, maior procura por hotéis e restaurantes, lojas, entre outras atividades.

O aumento do número de unidades habitacionais em especial nos novos loteamentos nos mostrou com os números do IBGE 2022, que o que tem ocorrido são transferências de moradias, algumas por estarem sendo vendidas e transformadas em pequenos comércios, outras pela saída de filhos que pelo casamento ou independência financeira dos pais, tem buscado o financiamento de um imóvel próprio.

A companhia aérea que recentemente inaugurou linha ligando a capital ao município tem constantemente cancelado o voo por falta de passageiros, mostrando que a cidade não possui condições de manter esse tipo de serviço, ou que não se configura como uma cidade polo na região.

Atualmente tem sido a construção civil que mais tem mantido a geração de emprego e renda,  com as inúmeras construções de casas para financiamentos e locações na cidade, que em contrapartida não tem recebido nenhum incentivo por parte do ente público, como assim fez a cidade de Maracanaú recentemente, zerando imposto sobre as casas do projeto Minha Casa Minha Vida, representando desta forma uma contrapartida para que os construtores, corretores de imóveis e os clientes pudessem vislumbrar um aquecimento nas compras e vendas.

Em uma analogia feita pelos dados do crescimento informados pelos IBGE no CENSO 2022, infelizmente estamos a parecer com um paciente em uso de oxigênio com escassez, onde o mesmo não pode ficar sem respirar mas recebe apenas o essencial para continuar vivendo. Por fim, precisamos acreditar que podemos encontrar soluções para mudar a situação atual, crescendo  com qualidade, lutando incansavelmente para um crescimento continuado, construindo as mudanças que norteiem a cidade para superar os atuais desafios, possibilitando que nos próximos dez anos tenhamos o crescimento que de fato merecemos e precisamos, através de amplas discussões com as representatividades sociais e comunitárias, para que possamos entender o que está ocorrendo e quais as soluções a pequeno e médio prazo deverão ser adotadas.

MAIS Notícias
Moradias em loteamento : A necessidade de se reinventar
Moradias em loteamento : A necessidade de se reinventar

Os loteamentos embora existam no nosso país há diversas décadas, somente em 2009 eles ganharam maior destaque com o lançamento do programa de governo minha cada minha vida (MCMV). Na nossa cidade de Iguatu é  preciso que se diga que desde 2009  até os tempos atuais,...

Obstáculos do envelhecimento populacional no Brasil
Obstáculos do envelhecimento populacional no Brasil

Sophia Lopes (Estudante) O envelhecimento populacional no Brasil é um fenômeno crescente que apresenta desafios significativos para a sociedade, especialmente nas áreas de saúde, previdência e inclusão social. Com o aumento da expectativa de vida e a queda nas taxas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *