O Centro-Sul do Ceará, por meio da Coordenadoria Regional de Educação -CREDE-16, comemora os resultados obtidos nas avalições do SPAECE – Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará em 2023. O SPAECE avaliou todos os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental na rede pública municipal, totalizando mais de 285 mil alunos distribuídos em 3.695 escolas.
O SPAECE é uma avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, em língua portuguesa e matemática. SPAECE Alfa é avaliação anual para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura.
De acordo com a coordenadora da CREDE-16, Erenice dos Santos Barros, o ano letivo de 2023 iniciou com uma avaliação formativa chamada ‘Avalie CE’, realizada em parceria com os municípios, para identificar as necessidades educacionais dos estudantes. Com base nessas informações e por meio do programa ‘Aprendizagem na Idade Certa’, agora identificado como Paic Integral, foram desenvolvidas estratégias direcionadas para reforçar as aprendizagens.
Aprendizagem reforçada
A educadora ressalta que os esforços conjuntos do Governo do Ceará e das redes municipais de ensino para reforçar as aprendizagens resultaram em melhorias significativas. Em 2022, a taxa de crianças não alfabetizadas caiu para 15,4%, enquanto a taxa de alfabetização ao final do 2º ano subiu para 84,6%, de acordo com o SPAECE. Em 2023, 97,1% dos alunos estavam alfabetizados nesta etapa, em comparação com apenas 39,8% em 2007.
Conforme os dados levantados, a avaliação do 5º ano incluiu testes de Língua Portuguesa e Matemática. Em 2023, houve uma melhora considerável na aprendizagem dos alunos nessas duas áreas em comparação com 2008. Em Língua Portuguesa, 63,8% dos alunos alcançaram o nível adequado, em comparação com 6,9% em 2008. Em Matemática, esse número aumentou de 3,6% para 48,4%. Ainda conforme os indicadores, em 2022, após esforços para reforçar as aprendizagens, 83,7% dos alunos estavam nos níveis adequado e intermediário em Língua Portuguesa, aumentando para 86,5% em 2023. Em Matemática, esses números foram de 71,9% em 2022 para 75,9% em 2023 nos mesmos níveis. No 9º ano, o percentual de alunos no nível adequado em Língua Portuguesa aumentou de 2,5% para 29,1% em 2023. Em Matemática, esse número subiu de 1% em 2008 para 18,9% em 2023.
De acordo com Erenice Barros, “Esses números destacam a força do Regime de Colaboração entre o estado e os municípios, com foco no avanço da educação de qualidade para toda a sociedade cearense”.
Ainda conforme a coordenadora, a CREDE-16, que abrange 7 municípios, (Iguatu, Acopiara, Catarina, Jucás, Cariús, Quixelô e Orós) apresentou resultados significativos no SPAECE 2023. No SPAECE Alfa, a região cresceu mais de 30 pontos, evidenciando um salto significativo na alfabetização das crianças. No SPAECE do 5º ano, o crescimento foi de 2 pontos em Língua Portuguesa e 5 pontos em Matemática, impactando positivamente a aprendizagem dos alunos. No SPAECE do 9º ano, a regional manteve-se estável, mas alguns municípios, como Jucás e Quixelô, registraram um crescimento significativo. “Estes resultados são motivo de grande satisfação e comemoração para nossa região”, ressaltou Erenice.
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