Chuvas em Cariús deixam ruas e casas alagadas

20/02/2021

Algumas casas nos bairros Vila Nova, Centro e Esplanada foram invadidas pela água –

Foi uma semana intensa de trabalho para moradores e operários da prefeitura de Cariús, depois do registro da chuva de 180mm que banhou a cidade no final de semana passado, chegando a ser um dos maiores volumes de chuva este ano no Ceará. Com tanta água, além de proporcionar a cheia do rio Cariús, casas foram invadidas pela água e ruas ficaram cheias de lama.

De acordo com moradores, foram duas em seguida na madrugada do domingo. “A primeira foi por volta de 1h da manhã. E a outra por volta das 3h30. Mal a gente tinha acabado de terminar de tirar toda água de dentro de casa, com muita lama, veio outra chuva forte trazendo mais lama. A força da água era tanta que nem o batente que fiz na porta deu de conta. A água passou por cima, alagando a casa toda”, lamentou o aposentado Manoel Ferreira Neto, morador da rua Pascoal Paracampos, no bairro Esplanada, um dos mais atingidos.

A chuva foi tão forte que parte de uma casa desabou, no Bairro Vila Nova, mas ninguém morava no local. A água deixou muitas ruas do bairro e do centro da cidade completamente alagadas. “Essa água veio com tudo da parte de cima da serra e foi de uma vez. Acordei 6h já com pés dentro da água. Deixou a casa completamente alagada, cheia de lama, molhou minha cama, parte de baixo do guarda-roupa, foi muito trabalho para deixar as coisas em ordem. A geladeira, por sorte, não perdi”, lembrou a costureira Vanda Santos.

Vila Nova

A situação é pior para moradores de um trecho da Rua André Pulssas, na Vila Nova, que não tem calçamento. “Desde 2008 que a gente passou a cobrar calçamento, porque a rua estava praticamente toda calçada e ficou só esse pedaço sem calçamento. Todo inverno é um sofrimento. Aqui a gente não recebe serviço de nada. A polícia deixou de passar aqui por causa dos buracos. De vez em quando tem gente que cai de moto nessa ladeira. Se precisar de uma ambulância aqui não sobe. Esperamos mais uma vez que as autoridades que tanto prometem olhem pra gente”, cobrou o agricultor Jenier Oliveira.

De acordo com secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Cariús, Nilberto de Morais, logo que as chuvas cessaram foram iniciados os trabalhos de limpeza dos pontos mais críticos da cidade. Devido a tanta terra que desceu das encostas da cidade, o trabalho de limpeza demorou praticamente a semana inteira. “Fizemos visitas na zona rural e em todos os locais que sofreram inundações na cidade. Por enquanto, vamos focar nos problemas causados pela chuva, mas tem projeto para melhorar a infraestrutura dos bairros da cidade. Temos projetos e recursos para atender com pavimentação esses locais, inclusive ruas da Vila Nova que não têm pavimento”, afirmou o gestor.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *