Chuvas em Iguatu se aproximam da média histórica para janeiro

13/01/2024

 

Após 12 dias do mês de janeiro, as chuvas em Iguatu estão se aproximando da média histórica para o período, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME. O volume médio observado foi de 69.3mm, representando um desvio negativo de -45.7% em relação à média esperada de 127.7mm.

O levantamento realizado pela FUNCEME revela que, dos sete pluviômetros monitorados, apenas o localizado no Aeroporto registrou um saldo positivo, com 114mm, superando em 11.6% a média histórica da região. Apesar da intensidade, as chuvas estão espaçadas, ocorrendo em três dias do mês até o momento.

A maior precipitação ocorrida até agora foi no primeiro dia do ano, totalizando 109mm. Em comparação com janeiro de 2023, o volume de chuvas neste ano está abaixo da média histórica de 0,6%.

Previsão

A previsão do tempo para o estado neste sábado, 13, é de céu variando de nublado a poucas nuvens, com chuva em todas as macrorregiões. Já para domingo, 14, a previsão indica céu variando de nublado a poucas nuvens, com alta possibilidade de chuva em todas as macrorregiões.

As chuvas previstas estão associadas à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no leste da região Nordeste do Brasil, e à atuação do sistema de brisa, que causa chuvas na faixa litorânea entre as madrugadas e manhãs, e no interior do Ceará entre as tardes e noites.

Na faixa litorânea, as chuvas devem ocorrer principalmente entre as madrugadas e manhãs de sábado e domingo, variando de fraca a moderada em intensidade. Já nas macrorregiões do interior, as chuvas são esperadas principalmente nos períodos das tardes e noites, podendo variar de fraca a moderada, eventualmente forte, especialmente nas macrorregiões da Ibiapaba, pontos isolados do Sertão Central e Inhamuns, Cariri e Centro-Sul e Jaguaribana.

MAIS Notícias
Túlio Everest, o ‘pivô’ do basquete iguatuense
Túlio Everest, o ‘pivô’ do basquete iguatuense

Aos 38 anos e em plena forma o veterano Túlio Everest é literalmente o ‘pivô’ do Basquete de Iguatu. Esta afirmação não é apenas pelo porte físico que ele tem, pela posição que ele joga dentro de quadra, com a camisa 5, mas pela sua atuação fora das quadras. No...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *