A Cia Ortaet de Teatro de Iguatu se apresentou no sábado, 09, no palco principal do Theatro José de Alencar, na capital Fortaleza. Intitulado de “Chorume.doc”, o espetáculo é o trabalho de criação resultante de um processo de pesquisa que partiu do lixão da cidade de Iguatu, tendo como alvo de crítica o binômio consumo x alienação.
Na construção do espetáculo foram feitas oficinas teatrais com os trabalhadores e trabalhadoras do lixão trazendo para cena um pouco das histórias e pontos de vistas desses profissionais.
A Cia. Ortaet, com 23 anos de cena cultural, conseguiu incentivo ao vencer em 2021 o edital do laboratório em teatro do Porto Iracema das Artes. A conquista teve a participação do pesquisador e encenador paulistano Marcelo Soler que contribuiu, sobretudo, no caráter documental.
A apresentação em Fortaleza fez parte da programação da Mopzona, mostra de resultados dos cursos de formação da Escola Porto Iracema das Artes.
“Participar do Laboratório de Criação em Teatro do Porto Iracema das Artes é uma grande realização para o coletivo pois sabemos da importância e representatividade de participar dos laboratórios de criação, de poder compartilhar processos e experiências com os tutores que acompanham os coletivos e as trocas que são realizadas. É um momento de celebração de um percurso de muito estudo e pesquisa e aprofundamento da pesquisa de linguagem de grupo”, disse José Filho, ator, encenador e pesquisador da Cia Ortaet de Teatro.
Força social
Já para o dramaturgo e pesquisador Cleison Queiroz, a ocasião acende o desejo da pesquisa de linguagem e consciência do fazer estético dentro da Cia. “A partir das experiências dentro do laboratório e com a troca entre os artistas, conseguimos em um processo interno de grupo, olhar novamente para dentro. Neste sentido, a partir do porto organizamos nosso grupo que também é nosso lar, com maior clareza e apontamentos para projetos futuros. O projeto chorume, e os estudos sobre o bairro da chapadinha e o lixão a céu aberto da cidade, serve como um marcador sobre a força social da Companhia Ortaet”, disse.
A apresentação será gratuita, sendo exigida somente a comprovação de vacinação contra a COVID-19.
0 comentários