Quem é usuário do trânsito, como guiador de veículo automotor e está lendo essa reportagem, sabe muito bem o que é trafegar o tempo todo sob o alerta de pessoas vindo em sua direção de bicicleta, simplesmente porque ciclista no trânsito de Iguatu não aprendeu a usar corretamente sua mão de direção como os demais usuários.
A bicicleta é um meio de locomoção barato, não polui e ainda deixa os benefícios da atividade física para a saúde e o corpo. Muitas pessoas usam para ir às compras, ao trabalho, à escola, ao lazer e outras ocupações do dia a dia. No entanto, trafegar pela contramão, como faz a maioria, é risco de acidente constante e o desconforto que o usuário sente ao se perguntar o tempo todo: por que os ciclistas só trafegam pela contramão?
Como se não bastasse a sinalização confusa de ruas e avenidas, o ciclista que não segue as regras da legislação comete infração de trânsito, cada vez que se desloca no sentido contrário, indo de frente contra carros e motos.
O artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro-CTB diz que “quando não houver ‘ciclo faixa’, ciclovia ou acostamento, o ciclista pode transitar pela lateral da vida (indo no mesmo sentido da mão-de-direção), com preferência de circulação”, nunca em sentido contrário. O mesmo artigo 58 afirma que o ciclista só pode circular em sentido contrário aos veículos automotores, na mesma via, quando houver ciclovia ou ciclo faixa. Isso significa que os ciclistas têm todo o direito de pedalar na rua, quando não houver ciclovia ou ciclo faixa no local, desde que, claro, no mesmo sentido dos veículos.
Outro fator muito comum no trânsito de Iguatu, em relação ao uso da bicicleta, é ciclista pedalando sobre as calçadas, risco de acidentes contra os pedestres, principalmente idosos e crianças. O artigo 59 do CTB estipula que pedalar com a bike nas calçadas apenas é permitido quando houver autorização da autoridade de trânsito e sinalização adequada para isso. No artigo 68 é explicado que o ciclista que quiser circular pela calçada precisará desmontar e empurrar a bike, já que, nessa situação, ele fica equiparado ao pedestre e tem os mesmos direitos e deveres. As mesmas regras são válidas para o uso da bicicleta em cima das praças, outra prática corriqueira na cidade. Além de todos esses pontos, o código de trânsito para bicicletas também prevê que é obrigação dos governos federal, estadual e municipal tomar medidas que criem condições de circulação segura para as bicicletas.
Ciclo socioeconômico
A cidade de Iguatu, pela sua própria geografia de planície, é totalmente favorável ao uso da bicicleta. Este meio de transporte, por ser mais barato, não poluir, e facilitar o deslocamento, mediante as agruras do trânsito, acaba sendo escolha para centenas de pessoas. Por outro lado, a ‘magrela’ é essencialmente útil na prática de exercício, porque à medida que a pessoa se desloca, também está exercitando o corpo. Neste mesmo viés, vêm as lojas de peças e oficinas de manutenção, de modo que assim como os demais veículos, a bicicleta também faz funcionar seu ciclo socioeconômico de forma muito prática e ativa.
Uma intensa campanha educativa orientando os ciclistas a trafegar pela mão de direção e evitar o uso do espaço da calçada seria uma ação relevante, para uma cidade plenamente favorável ao uso da bicicleta, considerando os fatores ambiental e socioeconômico, mas que a maioria dos usuários usa o meio de transporte, do ponto de vista do trânsito, ainda muito inadequado. É preciso orientar a geração atual e educar as futuras, pois esta geração atual não foi educada para usar a bicicleta corretamente, como um meio de transporte que também deve seguir normas de trânsito e respeitar a legislação.
Secretaria de Trânsito e Segurança
A reportagem procurou a Secretaria de Trânsito e Segurança para se posicionar sobre o assunto. De acordo com o novo secretário titular da pasta, Cel. Geovani Guedes Mendonça Alcoforado, o município, através da Secretaria de Trânsito e Segurança, vem implantando sistemas de ciclovias em algumas ruas da cidade, já para evitar essa situação de ciclista trafegar pela contramão. “Estamos fazendo também um planejamento e abordaremos esse tema com mais intensidade na semana do trânsito”, ressaltou. O secretário afirmou que as ações estão voltadas para a prevenção, orientação e medidas corretivas em geral, mas, segundo ele, infelizmente, ainda é preciso lidar com essa falta de cuidado e responsabilidade por parte de alguns ciclistas.
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