“Ó admirável mundo novo em que vivem tais pessoas!” Shakespeare
Nature Medicine
A Nature Medicine – considerada uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo – publicou um artigo que trata da possibilidade de imunização (ou não) após contaminação pelo COVID-19. O artigo intitulado “Clinical and immunological assessment of asymptomatic SARS-CoV-2 infections” apresentou uma tese que após 3 meses da contaminação pelo novo coronavírus, o corpo humano já não mais reconhece o vírus, o que, por sua vez, “derruba” a ideia de imunização. Entretanto, a pesquisa é resultado de uma análise de apenas 37 pacientes assintomáticos, um conjunto de variáveis um tanto humilde quando se trata de análise científica. Porém, acima de tudo, é uma observação que chamou atenção do universo médico e científico. Ciência com Café traz para o (a) Leitor (a) um apanhado de pontos a serem discutidos sobre a pandemia do COVID-19.
Lockdown em Iguatu-CE
Observei com bastante atenção o Lockdown decretado pelo munícipio de Iguatu-CE – ação anunciada praticamente horas antes do início da ordem de fechamento de certos estabelecimentos -, “trocando em miúdos”, gerou-se um efeito contrário, fez com que os iguatuenses (em massa) fossem para os supermercados e outros comércios, gerando aglomerações e tumultos. Ou seja, uma atitude gerada por impulso e sem planejamento por parte dos “líderes”. É preciso lembrar que, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ratificou os estudos científicos sobre a transmissão do vírus pelo ar. Nesta perspectiva, o Lockdown em Iguatu nas suas primeiras horas foi uma “melhoria” na performance da cadeia de transmissão. Isso é apenas uma crítica construtiva!
Vacina
Não haverá apenas UMA vacina, e sim, várias! Haverá vacina para diferentes estágios de contaminação por COVID-19. Porém, apenas em meados de 2021. Estados Unidos e Rússia travam uma queda de braço pela “autenticidade” de uma suposta medicação e/ou vacina contra COVID-19 – até ataque hacker já ocorreu nos últimos dias (nada novo sobre o sol) –, mas, quem realmente se debruça na busca pela solução, afirma que ainda estamos um tanto “longe” de uma produção em massa de algo realmente efetivo e eficaz.
Teste Clínico Experimental
A Coreia do Sul aprovou um teste clínico de estágio inicial do tratamento experimental contra COVID-19, o que faz dele o primeiro remédio de anticorpos do país a ser testado em humanos. Bem como, a Austrália lidera uma medicação anticoágulo, ou seja, uma química fina que busca controlar os coágulos. Em suma, é uma corrida científica jamais vista na história humana, para que, os pacientes busquem lenços ao invés de respiradores.
“Mago das Tesouras”
Nem sei ao certo se o termo “Amigos de Berço” existe, porém, sempre costumo me referir dessa maneira a minha amizade com os gêmeos Alex Sátiro e Alan Sátiro, do oriente da Terra da Telha. Haja vista que eles chegaram ao mundo um dia após meu nascimento. Desde então, somos mais que amigos, somos irmãos. Mas não ficou só por aí, seu majestoso pai, Tadeu Sátiro, o “Mago das Tesouras”, foi quem cortou meu cabelo pela primeira vez, quando eu tinha apenas um ano de idade. Nem conto de Vanda, sua esposa, sempre me recebendo com um sorrisão no rosto e pronta para me servir um bom café. São raízes mais que profundas de amizade, são raízes que rodeiam o manto da Terra. O “Mago das Tesouras” nos deixou, mas foi recebido com honrarias e com todas as pompas no território celeste. Se um dia eu tiver pelo menos 1% da humildade de Tadeu, eu terei “zerado” a vida. Como vou sentir saudades de chegar no seu salão e ser chamado por “Eltim”, já armado com a tesoura para dar um “tapa no visu”. Meu amigo Tadeu, descanse em paz, obrigado pelo seu legado, obrigado por ter nos ensinado a humildade, a cortesia e o companheirismo.
Iguatuense, formação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela UFCG e Yonsei University, Coreia do Sul – Engenheiro Eletrônico da Freehand Engineering, EUA
0 comentários