Natural de Iguatu, Cleilson Queiroz se destaca no cenário acadêmico e teatral com trajetória marcada por pesquisa, prática e dedicação ao ensino das Artes Cênicas. Recentemente, o pesquisador conquistou uma vaga para estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um feito que considera uma honra, considerando a competitividade do processo seletivo, que contou com apenas uma vaga disponível. “Me senti muito lisonjeado e honrado. Tratava-se de um processo de seleção com apenas uma vaga”, afirma Cleilson, ao refletir sobre a importância da conquista.
A pesquisa que levou Cleilson à Unicamp está centrada no conceito de “documento de cena”, que foi desenvolvido em sua tese de doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Esse conceito visa a compreender o uso do documento nas produções teatrais contemporâneas, além de estudar sua função estética e política dentro da cena. Segundo ele, “o termo ‘documento de cena’ era bastante utilizado, mas ainda não havia nenhuma definição”. Sua pesquisa pretende ampliar a definição desse conceito, propondo experimentações práticas e teóricas com a colaboração de alunos e profissionais da área de teatro.
O projeto de Cleilson, intitulado Documentos de Cena: Ampliação do Conceito e Experimentação Prática, é um desdobramento de seu trabalho acadêmico anterior, mas com um foco mais experimental e interativo. Ele busca refletir sobre a relação entre os elementos do espetáculo, como a luz, a sonoplastia e o espaço cênico, e como esses elementos podem reforçar a política e a estética do “documento de cena” no teatro contemporâneo. “O tema foi escolhido por se tratar de um desdobramento do meu doutorado. Trabalhei com o termo no doutorado, que agora no estágio de pós-doutorado será experimentado em sua relação com os demais elementos do espetáculo”, explica.
Prática
Apesar de sua atuação no meio acadêmico, Cleilson não perde a conexão com o teatro prático. Ele é membro da Companhia Ortaet de Teatro, um importante grupo teatral de Iguatu, e sua pesquisa também reflete a experiência adquirida nesse contexto. A troca de conhecimento com os alunos, atores e professores da Unicamp tem sido fundamental para seu amadurecimento como docente e pesquisador, e ele reconhece que a vivência de eventos artísticos e acadêmicos enriquece sua trajetória. “A troca com os atores/atrizes, com os professores/as, com o pensamento universitário, o compartilhamento da pesquisa por meio de artigos e comunicações, a possibilidade de orientar trabalhos práticos e teóricos… com certeza amadurece meu percurso docente e logo, atravessará também as pessoas com quem trabalho”, comenta.
Em Iguatu, Cleilson tem contribuído para o desenvolvimento cultural e artístico por meio de suas ações dentro da Ortaet, além de fomentar discussões sobre o papel do teatro na sociedade. Seu interesse em aprofundar a pesquisa sobre um teatro político e engajado é uma das suas principais motivações. “Acredito que aprofundar o debate sobre um teatro político, engajado, que seja um lugar de debate e reflexões, propondo discussões de forma sensível e não panfletária seja um dos principais objetivos”, disse.
Além de suas atividades acadêmicas e teatrais, Cleilson compartilha uma visão crítica sobre o contexto de pesquisa no Brasil, especialmente diante dos desafios políticos e sociais enfrentados pelo país. Ele destaca a importância de desmistificar a ideia de que a pesquisa é algo distante ou exclusivo de um pequeno grupo. “A pesquisa sempre vai transformar. Você sairá diferente, amadurecido e com maior leque de oportunidades”, afirma, incentivando os jovens a refletirem sobre a importância da pesquisa em suas próprias vidas.
Com um histórico acadêmico sólido e influências diversas de mestres e diretores renomados, Cleilson Queiroz não apenas contribui para o campo da pesquisa teatral, mas também para a formação de novos profissionais e para o fortalecimento da cena cultural em Iguatu. Seu trabalho segue ampliando os horizontes do teatro cearense e levando a cidade de Iguatu para o cenário acadêmico e artístico nacional.
Ao continuar sua jornada acadêmica e artística, Cleilson afirma que pretende se aprofundar ainda mais nas questões políticas e estéticas do teatro, além de se preparar para, eventualmente, ingressar na docência acadêmica.
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