Clientes da Enel Distribuição Ceará estão reclamando a cobrança de duas contas de energia com vencimento no mesmo mês. Moradores da Zona Rural de Iguatu têm recebido as contas dos meses iguais. A Enel Distribuição Ceará informou que a situação é decorrente de uma mudança no sistema comercial da companhia, ocorrida a partir do início deste mês de julho. O caso foi assunto na Câmara Municipal de Iguatu que aprovou uma audiência com convite endereçado à concessionária na busca de explicações mais precisas sobre o caso.
O autor do requerimento, vereador Lindovan Oliveira (PSD), afirma que há relatos de problemas na sede do município também. Mas que a queixa é mais intensa na zona rural da cidade. “Como moro na zona rural, venho sendo abordado constantemente por populares relatando esse tipo de situação. Como o problema vem tomando uma proporção significativa, acho que por bem devemos provocar a empresa a dar uma resposta a esses usuários”, afirmou o vereador. A data da audiência ainda deve ser definida pela mesa diretora.
Francisca Mirtes, do Sítio Jiqui, é uma das afetadas com o problema. “Estamos sem saber o que fazer. As contas se acumularam e agora corremos o risco de termos nossa luz cortada. Procuramos a ENEL e nenhuma resposta que nos conforte é dada”, lamentou.
Resposta
A Enel afirma que não se trata de cobrança dupla ou indevida, já que as contas se referem a leituras realizadas em períodos distintos. Segundo a companhia, o cliente que não conseguir realizar o pagamento deve procurar um posto de atendimento da empresa e solicitar parcelamento, sem juros e multa.
A Enel também esclarece que o prazo antes estendido era dado automaticamente pelo sistema. E que a partir deste mês a cobrança vai ser regularizada, vindo apenas uma conta por vencimento.
A concessionária disse que é possível também que esteja presente na audiência além de consumidores queixosos com a situação a presença do Departamento de Defesa do Consumidor através da promotoria de Justiça do Ministério Público.
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