Comemorar 100 anos, o maior privilégio de viver

25/05/2024

Ter o privilégio de comemorar 100 anos talvez seja a maior aventura de uma vida toda. Nesta sexta-feira, 24, a agricultora Odília Batista de Oliveira, ‘Vó Dila’, pôde festejar esta dádiva. Ela comemorou 100 anos de nascimento. Um acontecimento raro e uma vitória, chegar aos cem anos com lucidez, entusiasmo, esperança e sem medo do que virá pela frente. Como ela sempre fala, “esperança em Deus que dá a vida para a gente viver, acreditando nele e sem sair de seus ensinamentos”.

Odília nasceu no dia 24 de maio de 1924 numa comunidade do município de Acopiara, filha do casal de agricultores João Batista de Oliveira e Maria Pereira de Oliveira. Com uma memória privilegiada, Odília lembra até a data do batizado e o local, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Acopiara.

Ao completar um século, o que mais aguça a curiosidade das pessoas é sobre em que estilo de vida a mulher se firmou. Odília não esconde de ninguém que sempre se cuidou, principalmente quando preparou seus alimentos à base de milho, pirão de farinha, carnes, rapadura, leite, feijão, jerimum, batata e arroz. Para cozinhar, ela ou o marido tinham que catar a lenha no serrote, o café era torrado no caco, o milho e arroz no pilão, a água era transportada na lata carregada na cabeça. Viver tudo isso faz a mulher centenária festejar e dizer que valeu a pena e se fosse preciso faria tudo de novo.

Vida simples

A centenária teve uma vida simples e cheia de desafios. Na infância e juventude não pôde usufruir muito, pois precisou trabalhar duro na roça para ajudar os pais. Era uma época de recursos escassos em que as famílias rurais comiam e bebiam do que produziam. Mas ele se orgulha de ter vivido dificuldade, porém com honestidade, respeito, amor aos pais, sem descuidar dos valores morais.

De Acopiara, Odília migrou para a comunidade de Quixoá em Iguatu, onde se estabeleceu e vive até hoje. Foi no Quixoá onde ela conheceu seu esposo, Francisco Abel de Souza (saudosa memória), com quem teve 9 filhos. Odília chega aos 100 anos com sua maior riqueza, a família, os 42 netos, 55 bisnetos e 8 trinetos.

A comemoração religiosa acontece neste sábado na residência da aniversariante, com missa solene. A comunidade de Quixoá estará presente para celebrar, afinal não é todo dia que uma filha tão ilustre completa 100 anos.

MAIS Notícias
Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *