Dejiane Silva, 30, nunca imaginou que a vida dela mudaria significativamente a partir de sua iniciativa de se aventurar num pequeno negócio. Apaixonada por cozinha, tempero, receitas, ela nunca escondeu de ninguém seu desejo de um dia começar a compartilhar suas ideias culinárias. Até que a oportunidade bateu à sua porta.
É a ação empreendedora de quem tem uma boa ideia guardada e um dia abre a gaveta e resolve colocá-la para funcionar. Mesmo com emprego formal, a empreendedora vai em busca de seus sonhos e sua realização pessoal. No caso dela, migrou para uma área que sempre foi uma paixão sua: cozinhar. Com o projeto ‘Delícias da Dejiane” é mais do que isso. É preciso atender as necessidades dos clientes, planejar metas, pensar na infraestrutura e na logística do negócio, desde o preparo das receitas, até a fase final que é fazer a comida chegar fresquinha até o ponto final, o consumidor.
Seus sonhos de mulher empreendedora, Dejiane expressa no olhar. Quando indagada sobre o porquê de ter lançado o pequeno negócio ‘Delícias da Dejiane’, ela tem a resposta pronta na ponta da língua: “Porque sempre gostei de cozinhar. Aí durante a pandemia parei de trabalhar. Então resolvi iniciar esse pequeno negócio, para não ficar parada”, afirmou.
Cardápio variado
Como em todo empreendimento, o importante é que o dono da ideia acredite e aposte que vai dar certo. Assim ele irá motivar sua equipe e transmitir a confiança que cada um precisa para também acreditar no sucesso do negócio. Para dar o primeiro passo, Dejiane fez o caminho da simplicidade. Tudo muito simplório mesmo. Foi na base do boca-a-boca. Começou fazendo panquecas e mungunzá e vendendo para a vizinhança. O sucesso foi tão estrondoso que ela não parou mais e logo começou a trabalhar com outros pratos, vatapá, feijoada, creme de galinha, e até a quentinha já pronta, com um delicioso arroz branco e seus acompanhamentos. Rapidamente, o negócio evoluiu para o serviço de entrega, o que a fez aderir ao ‘delivery’. O esposo dela, João Lenno, abraçou a ideia das entregas. A irmã de Dejiane, Danielly Silva, também chegou para compartilhar. É ela quem auxilia nas entregas nos finais de semana. Para não cair na mesmice, Dejiane sempre gosta de variar o cardápio.
Começar um negócio da estaca zero, sem ‘know-how’ de como administrar não é tarefa fácil. Mas a empreendedora Dejiane tem aparente sentido aguçado para o que se propõe a fazer.
Dona de um currículo com dez anos de experiência trabalhando como auxiliar de saúde bucal-ASB, ela foi buscar na culinária outro meio de também se realizar profissionalmente. E foi em plena pandemia que a empreendedora enxergou a oportunidade de começar seu negócio e mergulhou de cabeça no projeto. Começou timidamente, e aos poucos está se expandindo para outras áreas. Cautelosa, ela vai dando um passo de cada vez, de olho no funcionamento da futura empresa, sem nunca deixar de expressar o seu desejo de crescer. “Tenho planos de crescer ainda mais, ampliar esse pequeno negócio e contratar vários funcionários para me ajudar, ao mesmo tempo gerar vários empregos”, disse.
Vida que segue
Dois fatores são diferenciais no empreendimento da Dejiane. Primeiro: foi ela saber usar as redes sociais para difundir seus produtos junto à clientela. Segundo: quando percebeu que o pequeno negócio estava tendo boa repercussão, a protagonista começou a fazer postagens na tentativa de engrossar ainda mais seu portfólio de consumidores. E assim vem dando certo, é partir de suas postagens no Instagram e Facebook que ela é descoberta pelos novos clientes. Dejiane também usa o aplicativo do WhatsApp para interagir e receber pedidos. O que antes era apenas a venda de mungunzá e panquecas, somente nos finais de semana e feriado, evoluiu para um empreendimento com a venda de outros pratos, também durante a semana. “Eu trabalhava só aos sábados, domingos e feriados, mas começaram a gostar tanto dos pratos que resolvi fazer quentinhas durante a semana, e hoje tenho várias clientes de vários lugares, tenho muitos clientes no centro da cidade e por tudo isso sou muito grata a Deus”, frisou.
E a vida segue seu curso natural. Dejiane continua apaixonada por culinária (para não dizer por cozinha), como ela próprio fala. A paixão é tão forte que ela resolveu homenagear a si mesma e colocar seu nome no empreendimento: ‘Delícias da Dejiane’. O importante é que ela ama o que faz, adora cozinhar, compartilhar seus pratos, seus sonhos, sem abrir mão do seu emprego formal, que continua preservado. Isso mesmo, ela continua trabalhando como auxiliar de saúde bucal no consultório dentário. Estamos diante de uma mulher que não esqueceu nenhuma lição na ‘Escola da Vida’ e aprendeu, talvez a mais importante: que para vencer todo dia é fundamental ser protagonista de si mesma e não ficar inerte assistindo da janela, vendo a vida passar. É preciso seguir junto com ela.
Serviço
Delícias da Dejiane
Rua Padre José Marques 241, (Beira Fresca) Prado
Instagram: @dejiane02
WhatsApp: (88) 9.9228-3138
Telefone: (88) 9.9978-1232
0 comentários