Comissão Sinduscon/Centro-Sul é criada para amparar construtoras

04/05/2019

Com a proposta de ser um canal de fortalecimento das atividades do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON CE), a nova comissão criada em evento na CDL de Iguatu na última quinta-feira, 02, será base para os interesses e necessidades das construtoras da região, e terá como sede a cidade de Iguatu, por ser considerada polo e em pleno desenvolvimento imobiliário, por meio da implantação e comercialização de loteamentos, condomínios, empreendimentos residenciais e comerciais.

O presidente do Sinduscon Ceará, André Montenegro Holanda, esteve na ocasião e empossou a nova diretoria, que tem como presidente, o empresário Kaoma Pereira. “Esperamos que a Comissão Centro-Sul venha contribuir e dar suporte às construtoras do município e da região, fortalecendo o sindicato e nosso setor”, disse Kaoma.

 Além de discutidos temas de interesse do seguimento, foi apresentada a importância da implantação, suas expectativas e os benefícios para as construtoras que vierem associar-se. “O sindicato nos promete amparar com muita segurança e estrutura jurídica para que não possamos esbarrar e evitar a burocracia”, disse Kaoma, acrescentando que giram em torno de 16% por imóvel os custos a mais, acarretados pela burocratização de documentos com cartórios, Receita Federal e Prefeitura.

Queda de 40%

O setor imobiliário de Iguatu apresentou queda de pelo menos 40% do número de financiamentos de imóveis neste primeiro trimestre de 2019 em comparação a igual período do ano passado. Um dos motivos para a baixa é a inconstância na liberação do crédito para venda de imóveis, através do programa Minha Casa, Minha Vida, financiado pela Caixa Econômica Federal. “Mesmo assim Iguatu e região são uma das que mais apresentaram evolução no setor em todo o estado. Estamos em contato direto com os ministérios intervindo para que exista um equilíbrio e cumprimento do calendário de repasses”, disse André Montenegro.

Ainda conforme com o presidente estadual, apesar de existirem recursos disponíveis na Caixa para esse fim, os critérios para a concessão dos financiamentos estão mais restritos, o que dificulta os empréstimos à população.

Pilares

O setor da construção civil em Iguatu movimenta cerca de seis mil empregos diretos. Kaoma defendeu a participação dos construtores de forma unidade na defesa de seus interesses. “Temos o Sinduscon e a Associação dos Construtores da Região Centro-Sul que são os dois pilares é como um prédio um não existe sem o outro e são importantes para efetivação de conquistas futuras”, comparou.

O momento contou com palestras sobre “O cenário da construção civil para 2019” ministrada por representantes da Caixa Econômica Federal e sobre ainda “Inovações Tecnológicas para ganho de produtividade e superação da Crise na Construção Civil.”

Apoio

O ex-prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, representou o deputado estadual Agenor Neto, e disse que o parlamentar dará apoio por meio do seu gabinete à causa dos construtores civis. Ele sugeriu a revisão do Plano Diretor de Iguatu. O deputado estadual Marcos Sobreira (PDT) também prometeu pautar o tema na Assembleia Legislativa.

MAIS Notícias
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente

As obras de reforma da sede da Prefeitura de Iguatu estão paralisadas desde a eleição de 2024. Mesmo com placa identificando a obra, com valor, órgão responsável e prazo de entrega, não há nenhum operário no local, apenas um homem numa ‘gurita’ que se identificou como...

Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto
Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto

  A artesã e artista plástica Silvanir Paulino atualmente trabalha na pintura de telas inspiradas nas cores e traços do artista pernambucano Romero Britto. A ideia é montar em breve uma exposição com as telas que vem pintando. Silvanir utiliza a técnica acrílica...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *