A Comissão Gestora e representantes da sociedade civil realizou nesta sexta-feira, 4, na Câmara Municipal de Iguatu, a reunião de Acompanhamento da Operação do Açude Roberto Costa (Trussu) que compõe a Sub-bacia do Alto Jaguaribe.
A Gerência Regional da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos – COGERH de Iguatu detalhou o comportamento da operação do reservatório, que teve a vazão média aprovada de 245 l/s no início de setembro. O período da alocação em forma de descarga dura 90 dias e se encerra no próximo dia 15 de dezembro.
Hoje, cerca de 33km estão perenizados em um trecho que compreende Suassurana, Sítio Barra e zona rural de Quixelô. “Fizemos um sobrevoo de drone em todo o trecho e podemos identificar que o Sítio Barra é a área mais produtiva através da cultura irrigada”, afirmou Cássio Sales, coordenador do núcleo de operação da COGERH.
A ausência de membros do comitê com o quórum mínimo impossibilitou que fossem aplicadas alterações. Nas reuniões de alocação são discutidas faixas de vazões propostas pela COGERH. Na prática, um processo de gestão empregado para disciplinar os usos múltiplos da água para a região.
Nível
O reservatório, barrado pelo rio Trussu, atualmente encontra-se com 103,18 milhões de m³, equivalente a 38,39% da sua capacidade total. “Qualquer cenário de alocação é feito com prognósticos com simulação e previsão de nível hídrico no final de cada 90 dias e isso está inserida a perda por evaporação. Fazemos todo o levantamento para avaliação do comitê”, disse Isac Dias, gerente da COGERH-Iguatu
Saiba mais
A Sub-bacia do Alto Jaguaribe abrange uma área de drenagem de 24.639 km2, correspondente a 16,56% do território cearense. Localiza-se a montante do açude Orós. Esta bacia é composta por 24 municípios e apresenta a capacidade de acumulação de águas superficiais de 2.792.563.000 bilhões de m3, num total de 18 açudes públicos monitorados quantitativamente e qualitativamente pela COGERH.
O maior reservatório em acumulação de água desta bacia é o açude Orós localizado na cidade do mesmo nome com uma capacidade total de 1.940.000.000 milhões de m³, e o menor reservatório é o açude do Coronel localizado em Antonina do Norte com uma capacidade de 1.770.000 milhões de m³.
0 comentários