Companhia 5º Elemento volta a subir ao pódio do FENERD na Paraíba

10/09/2022

Foi um final de semana de mais conquistas para a Cia 5º Elemento. O grupo voltou esta semana de Cajazeiras, no vizinho estado da Paraíba, com muitos prêmios e histórias para contar.

O grupo de dança sempre é um dos favoritos do Festival Nordeste de Dança de Rua –  FENERD, que chegou à 14ª edição, e mais uma vez voltou a arrancar aplausos do público e garantiu boas pontuações nas categorias de que participou. O pódio mais uma vez foi conquistado no festival, agraciado com troféus de 2 ° lugar na categoria ‘Dança de Rua Avançado’, com a coreografia “Rebote”, e também garantiu a 2 ° colocação na categoria Estilo livre Avançado com a coreografia “Faces do Medo”, além de premiações de participações especiais.

“O grupo já tem uma tradição de participação neste festival. Sempre saímos de lá com premiações. Na edição passada, fomos campeões na categoria melhor Dança de Rua, e na categoria Estilo Livre. Este ano ficamos em segundo lugar na categoria Dança de Rua com duas notas 10, e um 9,7 com a coreografia “Rebote”. Ficamos em segundo lugar também com a coreografia “Faces do Medo”, com as notas 10; 9,9 e 9,0. É muita responsabilidade pela grandiosidade desse evento que reuni vários grupos de dança de todo o Nordeste. Além dessas apresentações da mostra competitivas, levamos também para competir solo duo unificado, com nossos dançarinos Jorge Luiz, e Paloma Félix”, destacou Thiago Souza, diretor do grupo de dança.

Empenho, dedicação e responsabilidade

Para os integrantes de grupo ao longo desse tempo, a companhia iguatuense tem se sagrado favorita no evento pela seriedade, responsabilidade e profissionalismo com que fazem com a arte da dança. “O grupo já tem uma grande história nesse festival. Eu particularmente tenho uma história nesse evento, mesmo antes do Grupo 5º Elemento, pelo Nossa Cara, pelo Os Bois. Já recebi várias premiações, inclusive de melhor dançarino, melhor coreógrafo, diretor. Pisar no FENERD é sempre um prazer. Além de relembrar outras vivências, tem as amizades que a gente acaba tendo no decorrer desse tempo. É muito gratificante a gente estar lá. As pessoas procuram a gente e dizem que foram lá para assistir a gente dançar. É gratificante”, comemorou Thiago Souza, reforçando o empenho e dedicação de todos os integrantes do grupo. “Tem que ter muita responsabilidade. Isso porque no sentido de como éramos o atual campeão da edição passada tanto categoria Dança de Rua Avançado e na Estilo Livre Avançada. Esse ano teve outros grupos inclusive de Iguatu mesmo, fora o nosso. De Fortaleza, Pernambuco, outros grupos do Ceará, da própria Paraíba. Um evento que reúne muitos dançarinos, profissionais da dança. Isso é bom”.

Presença feminina

Ainda de acordo com Thiago, o festival nos últimos anos também tem aumentado a presença feminina.

“Mais uma vez a companhia pode estar no pódio no festival. Mesmo com todas as dificuldades que sempre existem, mas estivemos lá. Levamos nosso Iguatu. Representamos muito bem nossa cidade. Nossa dança. Com representação feminina, sim”, ponderou a dançarina Paloma Félix.

Dos 11 integrantes da companhia, quatro são mulheres. “Antigamente a dança de rua era voltada mais para o público masculino. Hoje em dia há uma boa e importante presença do público feminino, isso enriquece cada vez mais essa arte”, ressaltou Thiago.

“Foi muito bom estar de volta aos festivais. Rever a galera que já não via há quase 3 anos. Sem falar de mais uma vez estar no pódio, vice-campeões nas categorias Danças Urbanas e Estilo Livre. Muito bom”, comemorou o dançarino Mikael Costa.

 

Confira o resultado final do 14º FENERD

Categoria Dança de Rua

1º lugar: BFD Crew de Fortaleza- CE.
2° lugar: Cia de Dança 5° Elemento de Iguatu-CE
3° lugar: Cia Lottus de Piquet Carneiro-CE

Categoria Estilo Livre Avançado

1° lugar: Cia MD de Barbalha-CE.
2 ° lugar: Cia de Dança 5° Elemento de Iguatu-Ce.
3° lugar: Grupo Os Ordinários de Acopiara-CE

 

 

 

MAIS Notícias
Iguatu ultrapassa 100 mil habitantes, segundo IBGE
Iguatu ultrapassa 100 mil habitantes, segundo IBGE

A cidade de Iguatu,  alcançou um marco significativo em 2024. De acordo com uma nova estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município é de 102.251 habitantes, representando aumento de 4,2% em relação ao número divulgado em...

Ave migratória é registrada em bando maior em Iguatu
Ave migratória é registrada em bando maior em Iguatu

“Eu acredito que é a evolução do animal, o tapicuru (Phimosus infuscatos) se adapta muito bem aos biomas e ambientes onde pode encontrar alimentação com fartura. Ele se adapta e fica. A primeira observação foi em junho de 2018 e de lá para cá eu venho acompanhando-os...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *