Companhia Foco de Dança conquista premiações no FENDAFOR 2021

10/04/2021

Com a pandemia, mudou a forma das realizações e participações também dos eventos. Este ano o Festival de Dança de Fortaleza – FENDAFOR lançou uma edição especial com a premiação total de R$6.400,00 dentro da Mostra Cearense de Dança, dividida pelas categorias: Conjunto; Trio; Duo e Solo. Iguatu foi premiado com o trabalho da bailarina Raicy Kelly, que conquistou o primeiro lugar na categoria Solo com a coreografia ‘A flor da pele’. A companhia Foco de Dança também conquistou o segundo lugar na categoria Conjunto.

“Durante a pandemia, eu fui fazendo essa pesquisa vendo os festivais. Foi quando veio a audição do Bolshoi, e Raicy foi selecionada. Mas infelizmente não podemos ir diante ainda da pandemia. Eu fui buscando e nos inscrevemos no FENDAFOR, que é o Festival de Dança de Fortaleza. A companhia não tinha condições de nos inscrever pagando. Conseguimos entrar na Mostra Cearense, sem pagar a inscrição. Nós competimos com mais de 50 trabalhos. Na categoria Conjunto tiramos o segundo lugar e Raicy concorreu na categoria Solo e disputou com mais de 60 trabalhos, conseguindo o primeiro lugar, uma alegria pra gente, diante de tantas dificuldades”, declarou a coreografa e fundadora da Companhia Foco de Dança, Nayanne Rodrigues.

Desafios

Segundo ela, a companhia não conseguiu se inscrever em outros festivais por falta de condições financeiras que se agravaram em decorrência da pandemia. “Tem festivais que a gente não consegue participar, tem outros que a gente consegue, mas temos dificuldades porque não temos câmeras, uma produção que faça isso pela gente. Tudo parte da gente mesmo. Se a gente já tinha dificuldades, imagine agora. Quando tudo estava funcionando, a gente conseguia um patrocínio, um apoio. Fazíamos alguma apresentação e conseguíamos algum dinheiro. Agora não”, ponderou Rodrigues.

Apesar da situação que se torna mais difícil, os artistas fazem da arte uma bandeira de luta e resistência diante do festival tão importante. “O nível foi muito avançado mesmo, mas competimos no Festival de igual pra igual, ficamos muito felizes com as conquistas, apesar de estarmos prejudicados por falta de aulas, falta de estudos e ensaios. Mesmo assim conseguimos conquistar duas premiações no festival”, comemorou.

Motivação

Nessa trajetória a companhia já ganhou outras premiações inclusive no primeiro lugar no FENDAFOR, que deu uma visão diferente para a companhia iguatuense. “Hoje, as pessoas que praticam a dança já conseguem conversar sobre dança contemporânea. É uma semente que plantamos, está sendo regada e crescendo”, ressaltou Nayanne, acrescentando ainda que as premiações que a companhia recebeu agora se somam, de forma muito importante, a todas as outras premiações conquistadas ano a ano desde 2017. “Teve uma grande pausa ano passado, mas todas essas premiações da companhia vêm tendo grande destaque pra gente” disse.

“Isso motiva muito a gente. Quando a gente entra um palco enorme, de luzes incríveis, parece um sonho. Porque a gente não tem condições financeiras de participar desses festivais. E os de que participamos ficam sempre gravados na memória. Esperamos que tudo isso passe logo pra gente poder voltar a pisar nos palcos desses festivais. Mas muito trabalho acontece atrás de tudo isso. Só temos que agradecer desde sempre quem nos apoiou e apoia diante de tantas dificuldades”, comemorou Raicy Kelly.

FENDAFOR

O Festival ocorre desde o ano 2000 e vem crescendo gradativamente, mesmo nesses tempos mais difíceis em decorrência da pandemia.  O Festival de Dança de Fortaleza – FENDAFOR propõe a montagem de um panorama de dança no Ceará apresentando uma programação que permita o diálogo entre bailarinos, coreógrafos e grupos oriundos de diversas localidades, proporcionando um momento único de fruição e intercâmbio cultural.

Outro aspecto fundamental são os programas de formação de plateia, permitindo o acesso da população à dança, mas atualmente por conta da pandemia e com os eventos proibidos o acesso ao festival somente através das plataformas digitais.

Serviço

https://www.youtube.com/watch?v=AHlMRXhVsbo

Coreografia: A Flor da Pele
Direção e Coreógrafa: Nayane Rodrigues
Bailarina: Raicy Kelly

O grupo conseguiu competir com mais de 50 trabalhos – FOTO Divulgação

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *