O dia de ontem, 29, começou muito mais cedo para os consumidores iguatuenses que pretendiam aproveitar as promoções da Black Friday nas lojas físicas. O centro comercial da cidade e as lojas que aderiram à data operam em horário especial para quem quis garantir as ofertas do dia. A Black Friday comemorou seu décimo ano no Brasil em 2019.
Em pontos específicos de Iguatu, os consumidores enfrentaram longas filas nos caixas e dividiram o espaço com as ofertas em corredores de produtos mais variados possíveis. Os clientes foram impulsionados a ir ao centro comercial ainda pela liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da primeira parcela do 13º salário.
Uma das maiores e mais tradicionais redes de lojas do país com filial em Iguatu contratou segurança específica e levou às prateleiras uma grande variedade de produtos do seguimento eletrônico à cama mesa e banho. A loja foi a que atraiu o maior número de clientes e seguirá com atendimento estendido no final de semana.
O porteiro José Assunção, 58, levou duas sacolas grandes de produtos comprados na promoção: batedeira, liquidificador e espremedor de sucos. “São todas coisas que eu já precisava e procurava. Vi uma TV 4K grande, namorei ela, mas não posso fazer esse gasto agora”, brincou o homem, que disse ainda ter comprado desodorantes por R$ 4,99, “enquanto o preço que costuma pagar nas farmácias é de aproximadamente R$ 12,00”, disse.
Lojas do seguimento de móveis e eletrodomésticos optaram por reduzir em produtos de linhas específicas. “Contratamos alguns vendedores temporários e também vamos abrir aos domingos. Nessa data vendemos mais do que o dia de Natal”, disse o gerente Illamar Pereira.
O seguimento de vestuário também foi uma boa para os consumidores que fazem questão de entrar o ano com roupas novas. Uma loja de calçados tradicional da cidade também contratou mais vendedores. “Somos o termômetro comercial da cidade. Aqui sempre está cheio de clientes. Mas esse ano a Black Friday nos surpreendeu positivamente”, adiantou o gerente Júnior Cidade.
Entenda
Black Friday é uma ação de vendas anual que começou nos Estados Unidos e ocorre na 4ª sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças americano. É considerada o primeiro dia oficial de compras para o Natal e a expressão significa “Sexta-feira Negra”.
Black Friday começa a ser vista como segundo Natal
A Black Friday começa a ser vista por empresários, lojistas e especialistas do varejo como o segundo Natal, pelo volume de clientes nas lojas, pela forma como as empresas se mobilizam para a grande data, (última sexta-feira do mês de novembro) e pelo registro das vendas. É como se a última sexta de novembro fosse o dia 24 do mês de dezembro, véspera de Natal quando há grande corrida de consumidores às lojas para as compras.
Independentemente do nivelamento da Black Friday com o Natal, o fato é que o fenômeno vem mexendo com o setor comercial e numa escala impressionante de crescimento. Há uma década, em 2009, a Black Friday já existia, mas de forma muito tímida. Atualmente a citação do (dia intenso de ofertas) na mídia eletrônica, impressa e nas redes sociais é 50 vezes maior do que há dez anos. Ou seja, não dá mais para voltar atrás, é o que analisa Marlos Rodrigues, gerente da loja Zenir Móveis e Eletros, que fica na confluência das ruas Floriano Peixoto, Epitácio Pessoa e Cel. Mendonça, Centro de Iguatu, que a exemplo das demais lojas se preparou com seu pacote de ofertas para os consumidores.
De acordo com Marlos, os eletroeletrônicos mais uma vez dominaram a procura. Ele citou o caso de uma TV tela plana no valor de R$ 1.199,00, que está à venda por R$ 799,00, uma diferença em torno de R$ 400,00.
A reportagem do A Praça também registrou intensa movimentação em lojas de calçados, acessórios, vestuário, perfumaria e variedades. A loja Realce Calçados disponibilizou ofertas com descontos que alcançam até 70%. Muitos consumidores foram em busca de garantir os calçados já para as festas de final de ano. Alexandre Brasil, gerente da loja, lembrou que houve toda uma preparação para esta sexta de Black Friday. “Esse ano, diferente dos anos anteriores, colocamos um mix bem maior de mercadorias, também os descontos estão bem maiores, alguns produtos chegando até a 70%”, frisou.
Na loja Americanas os consumidores se depararam com chocolates, lingerie, TVs e os telefones celulares. A loja montou estratégia de abrir uma hora mais cedo e funcionar até as 22h, nesta sexta-feira, hoje (sábado da ressaca) e amanhã domingo.
Relevância
Na opinião do presidente da CDL, Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’, a Black Friday se torna de grande relevância para o comércio, haja vista que as estratégias de vendas estão dando resultados porque foi possível perceber as lojas com grande movimentação de clientes. O presidente também ressaltou que um fator influente para o período é o pagamento do 13º salário pelas empresas, e parcela do FGTS liberada pelo governo nas contas dos trabalhadores, o que faz circular o dinheiro no comércio e fortalecer as vendas. “É de grande valia essa movimentação no nosso comércio, provoca o aquecimento nas vendas, se torna importante essa iniciativa em todo Brasil, instituindo a Black Friday”, afirmou.
0 comentários