Convenções ditam o ritmo de início de campanha em Iguatu

03/08/2024

 

Com o período de pré-campanha chegando ao fim, o cenário político de Iguatu se agita com as convenções partidárias definindo os candidatos para a disputa pela prefeitura. Das sete siglas que manifestaram interesse em lançar nomes para a eleição majoritária, três já realizaram suas convenções e duas confirmaram candidaturas a prefeito.

A novidade veio do União Brasil, que em sua convenção na quarta-feira, 31, decidiu coligar-se com o PSDB. Esta aliança deve ratificar Roberto Costa Filho como candidato a prefeito. Inicialmente, o União Brasil pretendia lançar o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ronald Bezerra, como candidato. No entanto, conforme declarou o deputado federal Danilo Forte, a candidatura de Ronald não se viabilizou. Ronald agora busca a reeleição como vereador pela oitava vez. Insatisfeito com a decisão, Ronald Bezerra ensaia uma aproximação ao grupo do deputado Agenor Neto (MDB) e saiu da convenção antes do término do evento, sem se manifestar oficialmente à imprensa.

Na quinta-feira, 01, o Partido dos Trabalhadores (PT) realizou a convenção que lançou a candidatura do engenheiro civil Ilo Neto para prefeito de Iguatu. O evento, realizado na quadra do IFCE campus Areias, contou com a presença de diversas autoridades políticas. “Nossa caminhada é longa. Estamos discutindo esse projeto com pessoas que também pensam diferente, mas que têm em comum o desejo de ajudar a cidade a voltar a crescer”, declarou Ilo Neto. O nome do vice-prefeito ainda não foi divulgado, mas há especulações sobre Ivo Ferreira (PCdoB).

Nesta sexta-feira, 02, o Partido Liberal (PL) homologou as candidaturas de capitão Helder e seu filho Pedro Hélder para a prefeitura. O evento ocorreu no Hotel Diocesano. Ligado ideologicamente ao Jair Bolsonaro, capitão Helder espera contar com o apoio do ex-presidente durante a campanha. “Acreditamos que com a força da direita no estado, o ex-presidente possa vir a Iguatu para nos ajudar na campanha”, afirmou Helder.

Agenda e especulações

O PSDB, que deve oficializar a candidatura de Roberto Costa Filho, realiza sua convenção hoje, sábado, 03, no Clube Recreativo Iguatuense (CRI). O nome do vice ainda não foi oficializado.

O Partido da Mobilização Nacional (PMN) escolheu o dia 4 de agosto para lançar Augusto Correia como candidato, em um evento na Avenida Agenor Araújo. O nome do vice também será divulgado na convenção.

O PSB, liderado pelo empresário, ex-vereador e secretário Sá Vilarouca, homologará suas candidaturas no dia 05, em evento no Hotel Diocesano.

O Partido Social Democrático (PSD) tem sua convenção marcada também para o dia 05, no CRI, onde deve confirmar Rafael Gadelha como candidato, com Bandeira Junior (AVANTE) como vice.

As convenções de segunda-feira podem trazer reviravoltas. O prefeito Ednaldo Lavor (PSD) estaria considerando apoiar a candidatura de Sá Vilarouca, uma informação divulgada pelo radialista João Inácio e confirmada pelo Jornal A Praça. As siglas envolvidas discutem internamente essa possibilidade com suas lideranças estaduais e municipais.

Os partidos têm até segunda-feira, 05, como prazo final para apresentar as atas e registrar as candidaturas de prefeito e vice junto à Justiça Eleitoral.

 

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *