Corpo de Bombeiros realiza projeto Jovem Brigadista de Valor

20/04/2024

O Corpo de Bombeiros de Iguatu está realizando o projeto ‘Jovem Brigadista de Valor-JBV. Ação voluntária, socioeducativa e preventiva, objetiva trabalhar com jovens adolescentes nas faixas etárias de 14 aos 17 anos, em plena atividade escolar ou acadêmica, com a orientação teórica e prática de ações preventivas de acidentes e outras ocorrências inerentes à vida cotidiana, trabalho, escola, comunidade e principalmente dentro de casa.

Criado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, o projeto está presente em quase todos os comandos da corporação pela capital e interior. Em Iguatu, são duas turmas, uma iniciada em dezembro de 2023, e outra no último mês de março. Esta última ainda com vagas abertas. Em nível local o JBV é coordenado pelo tenente Eurilando e o subtenente Inácio.

Nas ações práticas do projeto são realizadas atividades de combate a incêndio urbano e florestal, de salvamento terrestre, aquático e em altura, noções de primeiros socorros e até teoria e prática de mergulho. Tudo acompanhado, monitorado e orientado pelos coordenadores e instrutores.

Gratuito

De acordo com o sargento Adalto, um dos instrutores das práticas na corporação de Iguatu, o projeto tem por objetivo fomentar a prevenção de acidentes domésticos, capacitar o jovem para atuar em várias situações problemas no seu cotidiano e contribuir para a sua formação cidadã indiretamente gerar uma aproximação do CBM com a sociedade.

Ainda conforme sargento Adalto, o projeto funciona em total gratuidade para seu público alvo de 14 a 17 anos, apenas com a garantia de que o candidato esteja devidamente matriculado e frequentando a escola. O trabalho de instrução teórico e prático acontece aos sábados das 8h às 11h no quartel do Corpo de Bombeiros de Iguatu. O local escolhido para a maioria das ações é a sede do Corpo de Bombeiros.

Mas podem acontecer em outros locais considerados adequados, desde que isso seja previamente informado aos pais dos voluntários.

Dentre as aulas práticas estão previstas atividades de rapel, resgate de afogamento, e de mergulho em piscina, passeios e caminhadas ecológicas, bem como ações práticas que exigem o uso de extintores e botijões de gás, por exemplo.

O projeto tem duração de 12 meses e podem participar alunos de escolas públicas e privadas da rede de educação local.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *