CREDE-16 realiza a etapa regional do Ceará Científico 2022

26/11/2022

No campus Humberto Teixeira, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 16/Iguatu, por meio da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CEDEA, realizou na quarta-feira, 23, as apresentações da categoria Artístico – Cultural e a solenidade de premiação do Ceará CIENTÍFICO 2022 – Etapa Regional.

Foram apresentados mais de 50 projetos divididos em oito categorias. Os projetos classificados nas primeiras colocações representarão a CREDE-16 na Etapa Estadual que acontecerá no Shopping Riomar no período de 7 a 9 de dezembro de 2022. A coordenadoria local abrange instituições de ensino de sete cidades.

“O Ceará Científico é uma política da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) em parceria com a Seara da Ciência, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que propõe a culminância em sua etapa Estadual, de todos os projetos científicos e artístico-culturais trabalhados sistematicamente no cotidiano escolar, a fim de celebrar e socializar as produções de conhecimentos nas diversas áreas do saber”, afirmou Pedro Alteir, coordenador da etapa local.

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O Ceará Científico tem como objetivos: estimular a investigação e a busca do desenvolvimento de competências e de habilidades de forma sistemática e integrada com toda a comunidade escolar, sob orientação de seus professores, por meio da vivência do protagonismo estudantil; estabelecer relações dinâmicas entre problemáticas teóricas, éticas, políticas, sociais, culturais, econômicas e socioambientais, de caráter local, regional, nacional e global; incentivar a construção de projetos de pesquisa que promovam a integração entre os diversos componentes curriculares, a partir do tema abordado, valorizando a interdisciplinaridade e/ou a transdisciplinaridade e os eixos estruturantes dos itinerários formativos, bem como fortalecer a interface do conhecimento científico, filosófico e artístico-cultural com o cotidiano escolar de forma contínua e integrada.

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