A transição no Governo do Ceará prossegue, mas a grande expectativa no momento é a definição dos nomes dos novos secretários estaduais que vão compor a gestão do futuro governador Elmano de Freitas (PT). Esta semana, o petista confirmou o convite para que o PDT venha a participar do secretariado. As negociações estão sendo conduzidas pelo presidente estadual do PDT, deputado federal André Figueiredo. O PDT deve fazer uma consulta entre os filiados, que poderão apontar nomes em caso de concordância em participar do Governo Elmano.
O PT e o PDT já foram aliados no Governo do Estado de 2007 até julho deste ano, quando os pedetistas decidiram lançar Roberto Cláudio como candidato a governador. A governadora Izolda Cela, que era do PDT, foi preterida na escolha e resolveu deixar o partido. Com a eleição de Elmano de Freitas, volta a expectativa de uma reaproximação, até porque Elmano de Freitas espera contar com o apoio do PDT que terá a maior bancada na Assembleia Legislativa. “Esperamos ter o apoio dos deputados estaduais do PDT com os projetos que são importantes para o Ceará”, disse Elmano de Freitas.
Para o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), as conversas entre PT e PDT precisam ir além do nível estadual e envolver a Prefeitura de Fortaleza. Na Capital, o PT faz oposição à gestão de Sarto. “Como é que você imagina que o PDT da Assembleia apoiará um governo do PT e não imagina que o PT na Câmara não apoie o governo do PDT. Pra mim, é no mínimo contraditório”, disse José Sarto.
Segundo o presidente estadual do PDT, André Figueiredo, não haverá qualquer obstáculo do partido para que pedetistas venham a contribuir com o governo de Elmano de Freitas. Ainda na campanha eleitoral, parlamentares pedetistas aderiram à campanha de Elmano e Camilo Santana ainda no 1° turno.
Outros nomes
Mas o futuro governador Elmano de Freitas também avalia nomes que já integram a equipe de transição. Por enquanto, quem já está confirmada é a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobayba, que seguirá no comando da pasta.
A diplomação de Elmano de Freitas (governador) e Jade Romero (vice) pelo TRE do Ceará acontece próximo dia 16 de dezembro. A expectativa é que, na sequência, o governador eleito anuncie os nomes do novo secretariado estadual.
0 comentários