O curso de Práticas Oratórias que aconteceu na CDL de Iguatu direcionado para o público empresarial e outros executivos do comércio atraiu públicos de Iguatu e outras cidades do Centro-Sul, e trouxe abordagens sobre como as pessoas estão se comunicando e como poderão melhorar suas formas de interagir internamente, e com seus clientes, no dia-a-dia das empresas, nas relações em casa, com a família e os amigos.
Com uma grade voltada para os temas ‘Segurança no Discurso’, ‘Negociações’ e ‘Estrutura do Discurso’, o curso aplicou na prática teorias inspiradas na filosofia grega, como os três princípios da retórica de Aristóteles, Ethos (credibilidade do orador), Pathos (a emoção de sua passagem) e Loghos, (a lógica, o conteúdo do que se fala). “Esses três princípios da retórica aristotélica, seguimos na ‘Sociedade de Debates’, da UFC”, lembrou Beatriz Sombra.
Beatriz explicou que o objetivo principal do curso foi contemplar o mérito do que as pessoas falam, o conteúdo do discurso e como as pessoas podem, a partir do aprendizado de buscar autoconfiança para a ação de melhor se firmar como protagonista, sendo um indivíduo que consiga melhor convencer usando a persuasão, para conseguir encantar o público. “A gente trabalhou com eles como se constrói um discurso, buscando a emoção, e usando o poder da inspiração para encantar o outro”, ressaltou.
No módulo de ‘Negociação’, foram difundidas técnicas de como ser persuasivo no âmbito do comércio, buscando entender o problema do cliente e tentar, através do seu produto ou serviço mostrar a solução para que o cliente saia satisfeito da loja e possa voltar depois.
Relações sociais e profissionais
O curso foi promovido pela empresa Course, do professor Norberdson Fernandes, e da sócia dele Gabriela de Souza, em parceria com a CDL de Iguatu. Reuniu cursandos de Iguatu e outras cidades da região como Cedro, Icó, Várzea Alegre. Foi ministrado pelas acadêmicas do curso de Direito do projeto de extensão ‘Sociedade de Debates’ da Universidade Federal do Ceará, Beatriz Sombra e Maria Eduarda Café.
No módulo ‘Segurança no Discurso’, voltado para a oratória, visando ajudar a pessoas mito tímidas a ter uma performance mais dinâmica, a instrutora Maria Eduarda Café repassou técnicas de como estimular a confiança e melhor se preparar para apresentações em público. O objetivo deste módulo, segundo ela, “destravar a timidez”, quando a pessoa precisar se preparar para uma apresentação e precisa usar esses recursos para sempre ter uma boa oratória. “As técnicas que a gente utiliza para mostrar que nós somos oradores confiantes”, frisou Maria Eduarda.
Fundada há dez anos a Sociedade de Debates-UFC funciona como um projeto de extensão da instituição de ensino superior, que visa estimular a arte de debater, para alcançar as pessoas, em seus universos de trabalho, nas relações sociais e profissionais, apostando na tese de que o debate pode influenciar as pessoas e que “a escolha certa das palavras, usadas na hora certa, pode mudar o mundo’.
Qualificação
O presidente da CDL, Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’, afirmou que esse tipo de treinamento tem muito a colaborar no funcionamento das empresas, pois ajuda essencialmente a estabelecer relações mais próximas entre as pessoas, e também coopera para que cada indivíduo construa sua forma de melhor se comunicar com ele e seu ambiente. Dedé Duquesa enalteceu a parceria da CDL, com a empresa Course e com o projeto de extensão da UFC ‘Sociedade de Debates’ para a realização do curso e garantiu que a entidade lojista estará sempre de pronta para estabelecer novas empreitadas visando melhor qualificar os colaboradores do varejo.
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